Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4657
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, C. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9078039563942605pt_BR
dc.contributor.advisor1COELHO, Glauciane Danusa..-
dc.contributor.advisor1IDCOELHO, G. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219535441591306pt_BR
dc.contributor.referee1VITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.contributor.referee2BARROS, José Romário Lacerda de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.melo-
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado da pesquisa realizada com estudantes do Curso de graduação Licenciatura em Educação do Campo e Especialização em Matemática e Ciências para a Convivência com o Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. O estudo teve como objetivos verificar a percepção dos estudantes de graduação em Licenciatura Em Educação do Campo e pós-graduação Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido sobre Tecnologia social e promover um dia de campo para difusão de tecnologias sociais propícias na região do Nordeste do Brasil, que podem ser associadas ao ensino- aprendizagem de forma significativa e contextualizada, levando em consideração os conteúdos da disciplina de Ciências como estratégia para o desenvolvimento no Semiárido do Cariri paraibano. Para tanto, foi utilizado questionários, observações de aula de campo, pesquisas bibliográficas, bem como da análise de artigos científicos, informações obtidas em sítios institucionais, além de pontuar alguns conteúdos que podem se relacionar com a temática e tendo como público alvo dez estudantes do curso graduação em Licenciatura Em Educação do Campo e dez do curso pós-graduação Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido. Dessa maneira, concluiu-se que a tecnologia social trata de uma metodologia que pode ser usada desde o ensino superior ao regular, promovendo a transformação social, como também valorizando os saberes populares e os integrando os conhecimentos científicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleTecnologias sociais: diagnóstico e difusão entre os estudantes do CDSA.pt_BR
dc.date.issued2018-04-30-
dc.description.abstractThis work is the result of research conducted with students Undergraduate Degree in Field Education and Specialization in Mathematics and Sciences to coexist with the Semiarid of the Federal University of Campina Grande, Center for Sustainable Development of the Semiarid Region. The study had as objectives; to spread among students social technologies who use abundant natural resources in the northeastern region of Brazil and verify the students' knowledge about this technique Analyzing as a possibility from the social technology to promote teaching-learning in a meaningful and contextualized way, taking into account the abundant natural resources of the region as a strategy for development in the semi-arid region of Paraíba. For that, it was used the application of questionnaires, field class observations, bibliographic searches, as well as the analysis of scientific articles, information obtained in institutional sites, besides punctuating some content that can be related to the theme. In this way, it was concluded that social technology deals with a methodology that can be used from higher education to regulate, promoting social transformation, as well as valuing popular knowledge and integrating scientific knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4657-
dc.date.accessioned2019-07-03T13:43:55Z-
dc.date.available2019-07-03-
dc.date.available2019-07-03T13:43:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectPrograma cisternas de placaspt_BR
dc.subjectConvivência com o semiáridopt_BR
dc.subjectTecnologias sociaispt_BR
dc.subjectContextual educationpt_BR
dc.subjectLicense Plate Tankspt_BR
dc.subjectLiving with the semi-aridpt_BR
dc.subjectSocial technologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Claudia Lima de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocial technologies: diagnosis and diffusion among CDSA students.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Claudia Lima. Tecnologias sociais: diagnóstico e difusão entre os estudantes do CDSA. 2018. 37f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4657pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAUDIA LIMA MELO - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfClaudia Lima de Melo - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018807.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.