Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4658
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDROCHA, P. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1AQUINO FILHO, Rivaldo Bezerra de.-
dc.contributor.advisor1IDAQUINO FILHO, R. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9597371402780291pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, José Luiz.-
dc.contributor.referee2LIMA, André Ferreira de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.rocha-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como foco principal discutir aspectos sobre o ensino de medidas de centralidade, conteúdo esse que está inserido dentro de estatística, que é um ramo da matemática que utiliza a coleta de dados como método para resultado de pesquisa. O nosso objetivo principal foi contribuir para o ensino aprendizagem das medidas de centralidade, tendo como ferramenta a utilização de dados coletados no dia a dia dos alunos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa e para despertar o interesse dos alunos no conteúdo foi à coleta de dados realizada por eles mesmos dentro do seu cotidiano. Para isso foi inicialmente aplicado um questionário a fim de coletar dados pessoais para serem utilizados na introdução do conteúdo. Logo após foram realizadas outras atividades que serviram de suporte para o desenvolvimento do trabalho. Para finalizar, os alunos foram avaliados através de questões retiradas das últimas provas do ENEM, isso porque percebemos que geralmente são cobradas questões sobre o referido conteúdo em tais provas, foram avaliados também através de um questionário afim de identificarmos os pontos positivos e negativos em relação ao desenvolvimento da pesquisa, com o resultado percebemos a importância de trabalhar com situações que envolve a realidade dos envolvido para com isso atingirmos um ensino aprendizagem com um maior significado para a vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleVivendo a estatística na escola através das medidas de centralidade.pt_BR
dc.date.issued2018-02-08-
dc.description.abstractThe present work had as main focus to discuss aspects about the teaching of measures of centrality, content that is inserted within statistics, which is a branch of mathematics that uses data collection as a method for research results. Our main objective was to contribute to the teaching of learning of centrality measures, using as a tool the use of data collected in the students' daily lives. The methodology used for the development of the research and to arouse students' interest in the content was the collection of data carried out by themselves in their daily life. For this purpose a questionnaire was initially applied in order to collect personal data to be used in the introduction of the content. Soon after, other activities were realized that served as support for the development of the work. Finally, the students were evaluated through issues withdrawn from the last ENEM tests, because we perceived that questions are generally asked about the content in such tests, were also evaluated through a questionnaire in order to identify the positives and negatives in relation to the development of the research, with the result we perceive the importance of working with situations that involves the reality of those involved in order to achieve a teaching learning with a greater meaning for life.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4658-
dc.date.accessioned2019-07-03T13:52:37Z-
dc.date.available2019-07-03-
dc.date.available2019-07-03T13:52:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de estatísticapt_BR
dc.subjectEstatística e educação de jovenspt_BR
dc.subjectMedidas de centralidadept_BR
dc.subjectTeaching statisticspt_BR
dc.subjectStatistics and education of young peoplept_BR
dc.subjectMeasures of centralitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROCHA, Patrícia Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiving the statistics in the school through the measures of centrality.pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Patrícia Ferreira. Vivendo a estatística na escola através das medidas de centralidade. 2018. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4658pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRÍCIA FERREIRA ROCHA - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfPatrícia Ferreira Rocha - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018413.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.