Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4661
Title: A construção de cisternas de placa de cimento como alternativa de ensino contextualizado da matemática na escola Maria Balbino Pereira.
Other Titles: The construction of cement board cisterns as an alternative contextualized teaching of mathematics at Maria Balbino Pereira School.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Maria Ramaiana Antonino da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Ana Luíza Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz de.
Keywords: Ensino de matemática;Educação contextualizada;Cisternas de placa;Mathematics teaching;Contextual education;Plate Cisterns
Issue Date: 14-May-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Maria Ramaiana Antonino da. A construção de cisternas de placa de cimento como alternativa de ensino contextualizado da matemática na escola Maria Balbino Pereira. 2018. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4661
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo busca abordar alternativa para o ensino contextualizado da matemática com educandos da terceira série do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira no distrito de Santa Luzia do Cariri, na cidade de Serra Branca, Estado da Paraíba. Para tanto buscou -se uma perspectiva interdisciplinar, considerando o contexto e o cotidiano dos envolvidos a pesquisa, debatendo as problemáticas que envolvem a crise hídrica no Cariri Ocidental da Paraíba como região pertencente ao semiárido nordestino e a construção de cisternas de placa de cimento como tecnologia social de convivência com a seca. O objetivo do presente trabalho teve por meta propor ações facilitadoras, consistentes e contextualizadas para o ensino/aprendizagem do componente curricular matemática. A metodologia utilizada foi pautada na revisão bibliográfica, no estudo de caso e na aplicação de pesquisa quantitativa e qualitativa. Como resultados deste trabalho, compreendemos que, para o ensino da matemática cada vez mais se faz necessária a contextualização da Ciência como o cotidiano do educando, e neste caso debatendo mecanismos de conservação e armazenamento de água como ação imprescindíveis para a sobrevivência dos seres vivos. Assim sendo apresenta-se a necessidade de articulação da escola com as práticas sociais para a mobilização de um processo educativo pensado também a partir das realidades locais.
Abstract: The present article seeks to address an alternative to the contextualized teaching of mathematics with students of the third year of secondary education in the State School of Elementary and Secondary Education Maria Balbina Pereira in the district of Santa Luzia do Cariri, in the city of Serra Branca, State of Paraíba. In order to do so, we sought an interdisciplinary perspective, considering the context and daily life of those involved in the research, debating the problems that involve the water crisis in the Western Cariri of Paraíba as a region belonging to the northeastern semi-arid region and the construction of cement plate cisterns as technology social interaction with drought. The purpose of this study was to propose facilitating, consistent and contextualized actions for the teaching / learning of the mathematical curricular component. The methodology used was based on the bibliographic review, the case study and the application of quantitative and qualitative research. As results of this work, we understand that, for the teaching of mathematics, it is increasingly necessary to contextualize science as the daily life of the student, and in this case debating mechanisms of conservation and storage of water as an essential action for the survival of living beings. Therefore, it is necessary to articulate the school with social practices in order to mobilize an educational process that is also based on local realities.
Keywords: Ensino de matemática
Educação contextualizada
Cisternas de placa
Mathematics teaching
Contextual education
Plate Cisterns
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4661
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA RAMAIANA ANTONINO DA COSTA -TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfMaria Ramaiana Antonino da Costa - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 20182.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.