Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4662
Title: Teatro de fantoches como prática dialógica para conhecer o solo.
Other Titles: Puppet theater as a dialogic practice to know the soil.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Vania de Freitas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COELHO, Glauceane Danusa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARROS, José Romário Lacerda de.
Keywords: Educação em solos;Teatro de fantoches;Prática dialógica-educação;Pedagogia e educação;Education in soil;Puppet theater;Dialogic practice-education;Pedagogy and education
Issue Date: 22-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Vania de Freitas. Teatro de fantoches como prática dialógica para conhecer o solo. 2018. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4662
???metadata.dc.description.resumo???: O mundo está em constante transformação, assim como a educação e o ensino. Dessa forma, considerando o contexto educativo é preciso estabelecer correlações entre os materiais didáticos, a criatividade e os objetivos educacionais. Hoje, as práticas escolares devem promover o empoderamento dos educandos com atividades participativas e reflexivas, como propõe Freire (1987) ao dizer que “é através de um ensino investigativo, provocativo que o aluno começa a pensar e a refletir sobre o processo de construção do conhecimento”. Nesta direção percebe-se que há muito ainda o que se fazer no que se refere à construção do conhecimento para o ensino de ciências, notadamente voltado às práticas que envolvam o despertar pela consciência ambiental, sobretudo para o recurso solo, ainda pouco explorado nos livros didáticos e nas atividades de sala de aula. Nosso trabalho surge na perspectiva de destacar a relevância da inserção da educação em solos para o debate sobre o avanço da dilapidação dos recursos da natureza, com ênfase no solo, que sustenta a vida e ainda é desvalorizado, pouco entendido e pouco abordado nas atividades escolares, com o objetivo de verificar o uso do teatro de fantoches como estratégia metodológica para despertar o interesse e a participação dos alunos do ensino fundamental I, no que se refere ao solo, aprimorando as atividades e o ensino das ciências naturais. Nossa pesquisa foi estruturada da seguinte maneira: introdução, fundamentação teórica, procedimentos metodológicos da pesquisa, análises dos resultados, conclusão e referências.
Abstract: The world is in constant transformation, as well as education and teaching. This way, considering the educational context it is needed to establish correlations between didactic materials, creativity and educational goals. Nowadays, school practices should promote the empowerment of learners with participatory and reflective activities, as proposed by Freire (1987) saying that “it is through an investigative teaching, provocative way that the student begins to think and reflect about the building knowledge process”. In this direction it is noticed that there is still much to do from the knowledge construction for sciences teaching, notably focused on practices that involve the arousing to the environmental conscience, especially for the soil resource, still little explored in textbooks and classroom activities. Our work emerges with the perspective of highlighting the relevance about insertion of education in soils for the debate on the dilapidation advance on natural resources, with emphasis on soil, which sustains life and it is still devalued, little understood and little addressed in school activities, with the objective of verifying the use of puppet theater as a methodological strategy to arouse the interest and participation of elementary school students about soil, improving the activities and teaching of the natural sciences. Our research was structured as follows: Introduction, Theoretical basis, Research methodological procedures, Analysis of results, Conclusion and References.
Keywords: Educação em solos
Teatro de fantoches
Prática dialógica-educação
Pedagogia e educação
Education in soil
Puppet theater
Dialogic practice-education
Pedagogy and education
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4662
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA VANIA DE FREITAS SILVA - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfMaria Vania de Freitas Silva - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018510.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.