Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4667
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, Jakelino de Sousa.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1502971160486211pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1SIEBRA , Firmiana Santos Fonseca.
dc.contributor.referee2DI LORENZO , Ivanalda Dantas Nobrega.
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso proporciona um debate sobre o uso das novas tecnologias na prática docente e sua influência na aprendizagem discente. Sabendo da importância das tecnologias e como elas podem ser ferramentas valiosas no processo de ensino/aprendizagem, buscou-se a partir das observações in lócus, analisar o uso das novas tecnologias e suas contribuições na Geografia do Ensino Fundamental II, na escola Jovelina Gomes cidade Uiraúna-PB, dessa forma o interesse surgiu primeiramente a partir dos estágios supervisionados I, II e III no ano de 2013 a 2014 onde se teve as primeiras noções do problema em questão (uso das novas tecnologias pelos professores) como para fomentar a necessidade de informação sobre a temática. Para obtenção de informações nesta pesquisa foram realizadas observações e a utilização de questionários com 3 professores e 103 alunos do ensino fundamental II a fim de saber como os professores usam as tecnologias em sala de aula e como os alunos as concebem, na construção do conhecimento. Na análise dos dados percebeu que os professores reconhecem a utilização das tecnologias, porém, na prática do dia-a-dia, eles enfrentam dificuldades na utilização, sendo as quais não é explorada todo o seu potencial. Para tanto, este trabalho refletiu sobre a utilização das novas tecnologias e o potencial que ela apresenta na construção do conhecimento, assim, este trabalho é de grande importância para os futuros profissionais do ensino, já que traz uma serie de informações relacionadas à prática pedagógica, às dificuldades e possibilidades para uma postura ética perante a sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleAs novas tecnologias e suas contribuições na geografia do ensino fundamental II: na escola estadual de ensino fundamental Jovelina Gomes, Uiraúna-PB.pt_BR
dc.date.issued2015
dc.description.abstractThis course conclusion work provides a discussion about the use of new technologies in teaching practice and its influence on the student learning. Knowing the importance of technology and how they can be valuable tools in the teaching / learning process, it sought from the observations in locus to analyze the use of new technologies and their contributions to the geography of elementary school at Jovelina Gomes School, Uiraúna-PB. Thus, the interest first arose from the supervised Stage I, II and III from 2013 to 2014 where he had the notions of the problem in question (the use of new technologies by teachers) to promote the need for information about the subject. To obtain information on this research were carried out observations and the use of questionnaires with three teachers and 103 elementary school students in order to know how teachers use technology in the classroom and how students conceive it in the construction of knowledge. Analyzing the data we realize that teachers recognize the use of technology, but in practice they face difficulties on using it which is not being exploited to its full potential. Therefore, this work reflected on the use of new technologies and the potential there is on the construction of knowledge. Thus, this work is really important for future teaching professionals as it brings a series of information related to pedagogical practice, the difficulties and possibilities for an ethical stance towards society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4667
dc.date.accessioned2019-07-03T16:18:11Z
dc.date.available2019-07-03
dc.date.available2019-07-03T16:18:11Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectICTspt_BR
dc.subjectTeaching / learningpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Jakelino de Sousa.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe new technologies and their contributions in the geography of elementary education II: in the state school of fundamental education Jovelina Gomes, Uiraúna-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Jakelino de Sousa. As novas tecnologias e suas contribuições na geografia do ensino fundamental II: na escola estadual de ensino fundamental Jovelina Gomes, Uiraúna-PB. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAKELINO DE SOUSA ALMEIDA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 2015.pdfJakelino de Sousa Almeida. TCC Licenciatura em Geografia 2015318.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.