Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4673
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1IDDI LORENZO, I. D. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568846210132439pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.referee2FERREIRA, Ana Paula Romão de Souza.
dc.description.resumoEste trabalho tem o intuito de investigar se dentro da Formação docente no Curso de Licenciatura em Geografia do Centro de Formação de Professores (CFP), Campus de Cajazeiras-PB, oferece possibilidades dos educandos em formação de vivenciarem suas experiências e conhecimentos empíricos, através da educação contextualizada. Para alcançarmos o nosso objetivo geral que consiste em investigar se na formação docente em Geografia no CFP/UFCG há a preocupação com a educação contextualizada e como ocorre na prática. Adotamos como objetivos específicos: refletir sobre a formação docente numa Instituição de Ensino Superior (IES) que tem como característica maior a formação docente de professores; compreender como os educandos do Curso de Licenciatura em Geografia vivenciam a educação contextualizada dentro do curso de formação profissional; identificar qual o lugar dos educandos na formação docente no curso de Licenciatura em geografia. O recorte temporal do estudo se deu entre os dias 10/07/2017 até 25/07/2017 referente ao período 2017.1, quando encerramos nossa pesquisa juntamente com os sujeitos participantes que foram os educandos do 3° ao 10° período do referido curso, dos turnos manhã e noite, a pesquisa foi realizada com 100 educandos. Para tanto o estudo tem quanto a abordagem caráter misto quanti-qualitativo, o qual se desenvolver a partir da aplicação de questionários, o que resultou em tabulações das informações, elaboração de gráficos, tabelas e análise dos dados. Desse modo através dos dados obtidos, foi possível constatar os motivos nos quais os educandos em formação escolheram o curso de professores, percebeu-se também que muitos dos educandos em Geografia não se sentem preparado para ensinar a partir da educação contextualizada, e que na visão dos discentes, o curso profissionalizante deveria dispor de aulas e debates acerca da educação para a diversidade. Diante da pesquisa chegamos a conclusão de que dentro do curso de formação de professores em geografia existem lacunas a serem preenchidas no que se refere ao ensino da educação contextualizada, um ensino que possibilita aos discentes em formação interpretar a geografia dentro dos aspectos sociais e culturais de suas experiências enquanto sujeitos ativos da historia do lugar em que vivem, tomando como ponto de partida a contextualização das aulas na Universidade com ênfase a educação básica, um dialogo essencial para a formação dos futuros professores de geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleEducação contextualizada e formação docente no curso de licenciatura em Geografia do Centro de Formação de Professores, campus Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.description.abstractThe starting point of this work was to investigate whether within the Teaching Formation in the Geography Degree Course of the Center for Teacher Education (CFP), Campus of Cajazeiras-PB, it offers possibilities for the students in training to experience their experiences and empirical knowledge through of contextualized education. To reach our general objective is to identify whether there is concern in education in Geography at the CFP/UFCG that there is concern about contextualized education and how it occurs in practice. We adopt as specific objectives: to reflect on the teacher training in a Higher Education Institution (HEI) that has as its main characteristic the teacher training of teachers; understand how the students of the Degree in Geography experience contextualized education within the vocational training course; to identify the place of the students in the teacher training in the degree course in geography. The temporal cut of the study occurred between 07/07/2017 and 07/25/2017 for the period 2017.1, when we concluded our research together with the subjects who were the students from the third to the tenth period of said course, morning and evening, the research was carried out with 100 students. For this, the study has a qualitative and quantitative character, which is developed from the application of questionnaires, which resulted in tabulations of the information, elaboration of graphs, tables and data analysis. In this way, through the data obtained, it was possible to verify the reasons in which the students in formation chose the course of teachers, it was also noticed that many of the students in Geography do not feel prepared to teach from the contextualized education, and that in the vision of the students, the vocational course should have classes and debates about education for diversity. In the course of the research, we conclude that within the training course of teachers in geography there are gaps to be filled in what concerns the teaching of contextualized education, a teaching that allows the students in formation to interpret geography within the social and cultural aspects of their experiences as active subjects of the history of the place where they live, taking as a starting point the contextualization of classes at the University with emphasis on basic education, an essential dialogue for the training of future teachers of geography.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4673
dc.date.accessioned2019-07-03T17:37:00Z
dc.date.available2019-07-03
dc.date.available2019-07-03T17:37:00Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectContextual educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALBUQUERQUE, Claudivânia Rolim de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContextualized education and teacher training in the licentiate course in Geography of the Teacher Training Center, Cajazeiras-PB campus.pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Claudivânia Rolim de. Educação contextualizada e formação docente no curso de licenciatura em Geografia do Centro de Formação de Professores, campus Cajazeiras-PB. 2018. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAUDIVÂNIA ROLIM DE ALBUQUERQUE. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 2018.pdfClaudivânia Rolim de Albuquerque. TCC. Licenciatura em Geografia 2018.608.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.