Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4685
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2549178036577488pt_BR
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1IDPESSOA, Rodrigo Bezerra.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES , Cicera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.referee2ALMEIDA , David Luiz Rodrigues de.
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso intenciona mostrar como os documentários podem contribuir para o processo de inclusão e ensino-aprendizagem da Geografia Escolar. Nessa perspectiva, torna-se necessário levantar algumas discussões sobre a surdez, a formação docente e as políticas públicas de inclusão escolar na Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Dom Moisés Coelho, localizada no Município de Cajazeiras-PB, tendo como sujeitos da pesquisa os alunos do 8º Ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do período noturno. Apontamos como justificativa, as especificidades dos alunos surdos, as necessidades de um ensino inclusivo nas aulas de Geografia, as limitações no uso de documentários em sala de aula e a falta de profissionais especializados em educação inclusiva. A pesquisa teve início no mês de setembro e estendeu-se até meados de agosto de 2018. Após algumas visitas realizadas na referida instituição de ensino para a coleta de dados por meio da aplicação de questionários, visando à obtenção de informações relacionadas à escola, bem como o entendimento dos alunos após a apresentação de um documentário em sala de aula. O uso do cinema a partir do documentário “Poluição - As Suas Consequências - Meio Ambiente”, propicia um melhor entendimento sobre as transformações e os impactos causados ao meio ambiente através da ação humana. Assim sendo, entendemos que os resultados obtidos demonstraram que os documentários apresentam potencial metodológico para serem utilizados nas aulas de Geografia, por atenderem aos objetivos planejados, contribuindo, sobretudo, para o desenvolvimento de um conhecimento crítico e reflexivo dos alunos sobre seu espaço de vivência e modificações ocorridas no meio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleCinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia.pt_BR
dc.date.issued2018-08-06
dc.description.abstractThis final paper aims show how documentaries can contribute to the inclusion and teaching- learning process of school Geography. In this perspective, it‟s necessary raise some discussions about deafness, the teacher formation and the public policies of school inclusion in the state school of children‟s education and elementary school Don Moses Coelho, located in the Municipality of Cajazeiras-PB, having as research subjects the students of the 8 th grade of adult and young education of the night shift. Was pointed out as justification the specificities of deal students, the needs of inclusive education. The survey began in September 2017 and lasted until mid- August 2018. After some visits to the educations institution for the collection of information through the application of questionnaires aiming at obtaining information related to the school in it‟s general context, as well as the students‟ understanding after the presentations of a documentaries in the classroom. The use of cinema from the documentary ´´Pollution-It‟s consequences- Environment``, provides a better understanding of the transformations and important caused to the environment through human action. Therefore, we understand that the results obtained demonstrated that the documentaries present a methodological potential to be used in Geography classes, because they meet the planned objectives, contributing above all, to the development of a critical and reflexive knowledge of the students about their living spacy changes in the environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4685
dc.date.accessioned2019-07-03T19:24:47Z
dc.date.available2019-07-03
dc.date.available2019-07-03T19:24:47Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectGeografia - ensinopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.subjectDocumentarypt_BR
dc.subjectGeography - teachingpt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectDeaf studentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Alessandra Santos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInclusive cinema: the use of documentaries as a teaching resource for deaf people and listeners in Geography.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Alessandra Santos. Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALESSANDRA SANTOS ARAÚJO. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 2018.pdfAlessandra Santos Araújo. TCC. Licenciatura em Geografia 2018699.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.