Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4689
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4658680701710874pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.contributor.referee1BATISTA, Maria Thais de Oliveira.-
dc.contributor.referee2CEZÁRIO, Danilo de Sousa.-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como problemática a ser trabalhada: Qual a concepção de infâncias de professores da Educação Infantil e como desenvolvem atividades educativas, mediante a existência de crianças com infâncias diferenciadas? Para responder a esse questionamento temos os seguintes objetivos: analisar as concepções de infâncias sob a ótica de professores da Educação Infantil; apresentar o entendimento de infâncias a partir de um referencial teórico especifico; investigar as diferentes vivências de crianças em salas de atividades educativas, a partir de relatos de professores; e, averiguar a prática educativa de professores da Educação Infantil no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança. A escolha dessa temática se deu mediante experiências vivenciadas em sala de aula, no trabalho desenvolvido na monitoria na Disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil, a partir de reflexões mais aprofundadas acerca da educação da criança. O trabalho está organizado levando em consideração uma retrospectiva acerca do processo histórico da criança e da infância e o desenvolvimento das questões voltadas para a Educação Infantil, a partir de leis que abordam o direito a educação de modo que contemple a integralidade da criança. Com isso, no procedimento metodológico utilizamos a pesquisa qualitativa, através de uma entrevista semiestruturada, contendo um total de seis questões voltados para o nosso objeto de pesquisa, em que os dados coletados foram analisados por meio da Análise Temática. Assim, participaram da pesquisa quatro professoras atuantes na Educação Infantil, em creche e pré- escola de uma instituição municipal da cidade de São João do Rio do Peixe-PB. A partir dos dados coletados, obtivemos como resultados, que as professoras trazem visões diferenciadas sobre as concepções de infância (s), mostrando que a infância é crucial para a vida criança, porém, diante da variedade de crianças e dos contextos que elas vivem, muita são privadas de vivenciarem a infância, de tal modo, apontam um entendimento sobre a criança, como o sujeito ligado a afetividade, a brincadeira, entretanto, não trazem a visão de uma criança como sujeito que desenvolve um papel social, que tem direito. Por fim, vimos que suas contribuições para essa pesquisa foram bastante significativas, uma vez, que foi possível dialogar com diversos autores para compreender as infâncias em suas pluralidades, a partir da compreensão das participantes da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleInfâncias na educação infantil: tecendo novas compreensões.pt_BR
dc.date.issued2018-07-24-
dc.description.abstractThe problem to be worked in this research is based on two questions: What is the conception of childhood of Child Education teachers and how do they develop educational activities, through the existence of children with differentiated childhoods? To answer these questions, we have the following objectives: to analyze the conceptions of childhood from the point of view of Early Childhood Education teachers; to present the understanding of childhood from a specific theoretical framework; to investigate different experiences of children in educational activities rooms, based on reports from teachers; and, to investigate the educational practice of Early Childhood teachers in the process of development of child's learning. The choice of this theme was based on experiences lived in the classroom, and in the development of the Discipline of Fundamentals and Methodology of Early Childhood Education monitorship, resting also on more deep reflections about child education. This work is organized taking into account a retrospective about the historical process of children and childhood and the development of issues related to early childhood education, from laws that address the right to education in a way that contemplates child's integrality. For this, as methodological procedure we used the qualitative research, through a semistructured interview, containing a total of six questions focused on our research object, in which the data collected were analyzed through the Thematic Analysis. So, four teachers working in the Early Childhood Education, in a day care center and pre-school of a municipal institution of the city of São João do Rio do Peixe- PB participated in this research. From the data collected, we obtained as results, that the teachers bring different visions on childhood (s)‘ conception (s), showing that childhood is crucial for the child life, however, in front of the variety of children and the contexts that they live, many are deprived of experiencing childhood, so they point to an understanding about the child, as the subject linked to affectivity, to play, however, do not bring the vision of a child as a subject that develops a social role, which is invested with rights. Finally, we saw that their contributions to this research were quite significant, since it was possible to dialogue with several authors to understand the childhoods in its pluralities, from the understanding of the research participants.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4689-
dc.date.accessioned2019-07-03T20:22:22Z-
dc.date.available2019-07-03-
dc.date.available2019-07-03T20:22:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectKidpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBATISTA, Kaliane Kelly.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInfants in early childhood education: weaving new understandings.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapes-
dc.identifier.citationBATISTA, Kaliane Kelly. Infâncias na educação infantil: tecendo novas compreensões. 2018. 77 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KALIANE KELLY BATISTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfKaliane Kelly Batista. Monografia Pedagogia.CFP 2018.491.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.