Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/469
Title: RISO-GCT – Determinação do contexto temporal de conceitos em textos.
???metadata.dc.creator???: ALVES, George Marcelo Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SCHIEL, Ulrich.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPELO, Cláudio Elísio Calazans.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BEZERRA, Ed Porto.
Keywords: Indexação Temporal;Mapa de Tópicos;Reconhecimento de Padrões Temporais;Processamento de Linguagem Natural;Temporal Indexing;Topic Map;Recognition of Temporal Patterns;Natural Language Processing
Issue Date: 26-Feb-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, G. M. R. RISO-GCT – Determinação do contexto temporal de conceitos em textos. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Devido ao crescimento constante da quantidade de textos disponíveis na Web, existe uma necessidade de catalogar estas informações que surgem a cada instante. No entanto, trata-se de uma tarefa árdua e na qual seres humanos são incapazes de realizar esta tarefa de maneira manual, tendo em vista a quantidade incontável de dados que são disponibilizados a cada segundo. Inúmeras pesquisas têm sido realizadas no intuito de automatizar este processo de catalogação. Uma vertente de grande utilidade para as várias áreas do conhecimento humano é a indexação de documentos com base nos contextos temporais presentes nestes documentos. Esta não é uma tarefa trivial, pois envolve a análise de informações não estruturadas presentes em linguagem natural, disponíveis nos mais diversos idiomas, dentre outras dificuldades. O objetivo principal deste trabalho é criar uma abordagem capaz de permitir a indexação de documentos, determinando mapas de tópicos enriquecidos com conceitos e as respectivas informações temporais relacionadas. Tal abordagem deu origem ao RISO-GCT (Geração de Contextos Temporais), componente do Projeto RISO (Recuperação da Informação Semântica de Objetos Textuais), que tem como objetivo criar um ambiente de indexação e recuperação semântica de documentos possibilitando uma recuperação mais acurada. O RISO-GCT utilizou os resultados de um módulo preliminar, o RISO-TT (Temporal Tagger), responsável por etiquetar informações temporais presentes em documentos e realizar o processo de normalização das expressões temporais encontradas. Deste processo foi aperfeiçoada a abordagem responsável pela normalização de expressões temporais, para que estas possam ser manipuladas mais facilmente na determinação dos contextos temporais. . Foram realizados experimentos para avaliar a eficácia da abordagem proposta nesta pesquisa. O primeiro, com o intuito de verificar se o Topic Map previamente criado pelo RISO-IC (Indexação Conceitual), foi enriquecido com as informações temporais relacionadas aos conceitos de maneira correta e o segundo, para analisar a eficácia da abordagem de normalização das expressões temporais extraídas de documentos. Os experimentos concluíram que tanto o RISO-GCT, quanto o RISO-TT incrementado obtiveram resultados superiores aos concorrentes.
Keywords: Indexação Temporal
Mapa de Tópicos
Reconhecimento de Padrões Temporais
Processamento de Linguagem Natural
Temporal Indexing
Topic Map
Recognition of Temporal Patterns
Natural Language Processing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências
Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/469
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GEORGE MARCELO RODRIGUES ALVES - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2016.pdf2.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.