Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4690
Title: As influências do bullying escolar frente aos processos de ensinar e aprender nos anos finais do ensino fundamental.
Other Titles: The influence of school bullying on the processes of teaching and learning in the final years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Francineide Braga.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FEITOSA, Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
Keywords: Bullying;Ensino fundamental;Aprendizagem;Sensibilização;Desenvolvimento;Elementary School;Learning;Awareness;Development
Issue Date: 17-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Francineide Braga. As influências do bullying escolar frente aos processos de ensinar e aprender nos anos finais do ensino fundamental. 2018. 74 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo versa discutir sobre um tipo de fenômeno bem recorrente na sociedade atual e, em maior evidência, no âmbito escolar, o Bullying. É um ato que cada vez mais está sendo discutido em formações e reuniões de conselhos, porém, o ato em alguns casos, acaba permanecendo indiferente por acreditar serem apenas “brincadeiras de crianças”. Questionando-se sobre as consequências do bullying nos processos de ensino e aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental, passou-se a compreender que o bullying é um fenômeno de comportamento agressivo expressado por diversas maneiras, em outras palavras, englobando ações intencionais e repetidas adotado por um ou mais discente contra outros incapazes de se defender fomentando sofrimento e angústia às vítimas. Partimos do pressuposto que a escola precisa propiciar um ambiente de estudos, como também, um espaço favorável a interação, socialização e desenvolver elementos de cidadania. A proposta metodológica firmou-se numa abordagem qualitativa, buscamos compreender as influências do fenômeno bullying no processo de aprendizagem dos discentes nos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma Instituição de Ensino Pública. Para o desenvolvimento da pesquisa, adotamos a pesquisa de campo com a entrevista semiestruturada para a obtenção de dados, aplicada com professores do 6º ao 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que o bullying é uma realidade inegável nas entidades de ensino, em que os envolvidos são vítimas de agressões, seja física e/ou moral, necessitando de auxílio para superar os conflitos que tanto causam impactos no desenvolvimento escolar. Ao mesmo tempo em que se procurou apontar a relevância do estudo em questão, buscou-se destacar a sensibilização da escola sobre a relevância de elaborar projetos para trabalhar o fenômeno bullying, estabelecendo atitudes comprometidas com o desenvolvimento integral da criança, por meio de um ambiente de aprendizagem mais acolhedor, compreensivo e que respeite as diferenças existentes. Assim, o bullying não é brincadeira, é algo sério, que machuca, agride, humilha e pode ocasionar o suicídio.
Abstract: This study discusses a phenomenon that is very recurrent in today's society and, more frequently, in school context, Bullying. It is an act that is increasingly being discussed in formations and council meetings, however, this act in some cases ends up receiving an indifferent treatment because it is only seen as "children's play". Questioning about the consequences of bullying in the teaching and learning process of Elementary School Final Years, we began to understand that bullying is a phenomenon of aggressive behavior expressed in different ways, in other words, encompassing intentional and repeated actions adopted by one or more students against others incapable of defending themselves by fomenting suffering and anguish for the victims. We start from the assumption that school must provide an environment of studies, as well as a favorable space to interaction, socialization and develop elements of citizenship. Our methodological proposal was based on a qualitative approach, we sought to understand what influences bullying phenomenon had on learning process of students in the Final Years of Elementary Education of a Public Education Institution. For research development, we adopted the field research with the semistructured interview to obtain data, applied among 6th grade teachers of Elementary School Final Years. Results indicate that bullying is an undeniable reality in educational institutions, in which those involved are victims of physical and / or moral aggression, needing help to overcome the conflicts that cause so much impact on school development. At the same time, we sought to highlight the relevance of the study in question, it was aimed to emphasize school's awareness of the relevance of elaborating projects to work on bullying phenomenon, establishing attitudes committed to the child integral development, through a environment that is more welcoming, understanding and respectful of existing differences. Thus, bullying is not a joke, it is something serious, it hurts, it attacks, humiliates and it can cause suicide.
Keywords: Bullying
Ensino fundamental
Aprendizagem
Sensibilização
Desenvolvimento
Elementary School
Learning
Awareness
Development
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4690
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCINEIDE BRAGA BEZERRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfFrancineide Braga Bezerra. Monografia Pedagogia. CFP 2018.487 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.