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dc.creator.IDSOUSA, D. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7606053239079122pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, José Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE, J. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8710332691223939pt_BR
dc.contributor.referee1MENEZES, Marcus Bessa.-
dc.contributor.referee2SILVA, Mirian Raquel Alves da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.sousa-
dc.description.resumoO movimento da Educação do Campo tem reivindicado nas últimas décadas o reconhecimento de que o campo é um espaço legitimo de produção de saberes. Na contramão desse movimento estão às políticas educacionais que ignoram a diversidade e não reconhecem essa legitimidade. Chevallard (1991: 1997) ao destacar a noção de noosfera, reconhece que as transformações sofridas pelos saberes, até se tornarem saberes a ensinar, é fruto de tensões entre aqueles que decidem, prescrevem e executam o currículo. O objetivo principal de nossa pesquisa é refletir sobre as potencialidades da caprinocultura como tema para contextualização do saber matemático. Com isso, a contextualização assume um posicionamento crítico, ou seja, destaca o valor educativo para os alunos, sem perder de vista seu caráter científico. Levando em consideração que a Caprinocultura é um importante meio econômico para a região do semiárido do Nordeste Brasileiro, queremos entender: como este tema pode ocasionar a problematização do saber matemático? Para responder esta pergunta nos valemos dos textos de Chevallard (1997: 1991), Almouloud (2007), Caldart (2009), Fernandes e Molina (2004). A metodologia de investigação envolveu duas etapas. A primeira etapa é caracterizada por um estudo documental sobre as recomendações para o ensino na educação do campo; já na segunda nos debruçamos em um estudo exploratório acerca de situações que podem servir de contexto para problemas matemáticos podendo ser explorados a partir da temática da caprinocultura. Os resultados apontam que esta temática tem muito a contribuir para o ensino, com uma maneira contextualizada de propor o saber matemático. E com isso, buscando uma maior identificação com a realidade local, assim como também desenvolver um aprendizado significativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEnsino de matemática para a educação do campo: reflexão sobre a problemática da caprinocultura.pt_BR
dc.date.issued2018-04-11-
dc.description.abstractThe Rural Education movement has been demanding in recent decades the recognition that the rural area is a legitimate space for the production of knowledge. Against this movement are educational policies that ignore diversity and do not recognize this legitimacy. Chevallard (1991: 1997), in highlighting the noosphere concept recognizes that transformations undergone by knowledge, until it becomes knowledge to teach, is the result of tensions between those who decide, prescribe and execute the curriculum. The main goal of our research is to reflect on the potentialities of goat farming as a subject for the contextualization of mathematical knowledge. Therefore, contextualization takes a critical position, i.e., it highlights the educational value for the students, without missing the point of its scientific character. Taking into account that goat farming is an important economic environment for the semi-arid region of Northeast Brazil, we want to understand: how can this topic lead to the issue of mathematical knowledge? To answer this question we use the texts from Chevallard (1997: 1991), Almouloud (2007), Caldart (2009), Fernandes and Molina (2004). T he research methodology involved two stages. In the first stage, a documentary study on the recommendations for rural education teaching was made. In the second stage, we look at an exploratory study about situations that can work as a context for mathematical problems and can be explored from the goat farming subject. Results point out that this subject has much to contribute to teaching with a contextualized way of proposing mathematical knowledge, thus, seeking a greater identification with the local reality, as well as developing a significant learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4692-
dc.date.accessioned2019-07-04T10:16:05Z-
dc.date.available2019-07-04-
dc.date.available2019-07-04T10:16:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectField educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Diogo Cabral de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching mathematics for the education of the field: reflection on the problem of goat breeding.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Diogo Cabral de. Ensino de matemática para a educação do campo: reflexão sobre a problemática da caprinocultura. 2018. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4692pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

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