Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4693
Title: Horta na escola: proposta pedagógica numa escola do cariri paraibano.
Other Titles: Horta in the school: pedagogical proposal in a school of cariri paraibano.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Cleonice Oliveira dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COELHO, Glauciane Danusa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARROS, José Romário Lacerda.
Issue Date: 30-Apr-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Cleonice Oliveira dos. Horta na escola: proposta pedagógica numa escola do cariri paraibano. 2018. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4693
???metadata.dc.description.resumo???: A escola atual deve estabelecer relações sustentáveis com seus públicos, incentivando a preservação ambiental. O trabalho apresenta as experiências vivenciadas no projeto pedagógico “Horta na escola”, como laboratório vivo. A proposta partiu do entendimento de que a inserção de hortas em espaços escolares pode constituir importante atividade experimental que possibilita ao aluno obter e interagir com dados do mundo natural, sensibilizando-se para o cuidado com o solo e a água e a alimentação saudável. Nesse cenário, a pesquisa em pauta objetivou implantar uma horta na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, município de Serra Branca, microrregião do Cariri paraibano. Participaram da pesquisa aproximadamente 70 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. As ações foram divididas em três momentos distintos: i) aulas expositivas, estudos teóricos e realização de palestras no intuito construção de conhecimentos diversos, tendo esta ação sido desenvolvida do término do primeiro bimestre ao término do segundo; ii) aulas de campo para contextualização dos conteúdos de sala aula com o universo da região, com visitas ao campus universitário do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, a Universidade Federal de Campina Grande, em Sumé e em propriedades de alunos, para estudos de solo em ação interdisciplinar com o componente Geografia e, por fim, iii) construção dos canteiros para plantio, momento de compartilhamento das experiências vivenciadas e da aplicação prática dos conhecimentos, onde foram semeadas as seguintes espécies: alface, cebolinha, coentro, tomate, pimentão, acerola e mamão . Esta associação entre a teoria e a prática permitiu que o ensino de Ciências e Geografia fossem mais prazerosos e significativos, com socialização de saberes sobre conservação do solo e água, alimentação saudável e viveirismo. Os alunos mostraram interesse e participatividade. As atividades buscaram promover um espaço vivencial e interativo nos níveis social e ambiental que desencadeassem nos educandos habilidades, atitudes renovadas e a sensibilização para a temática ambiental, evidenciando a relevância de projetos nas escolas para sensibilização e despertamento para as questões socioambientais.
Abstract: The current school must establish sustainable relationships with its public, encouraging environmental preservation. The work presents the experiences lived in the pedagogical project "Horta na escola", as a living laboratory. The proposal was based on the understanding that the insertion of vegetable gardens in school spaces can be an important experimental activity that enables the student to get and interact with data from the natural world, sensitizing themselves to soil and water care and healthy eating. In this scenario, the research in question aimed to implant a vegetable garden at the State School of Elementary and Middle Education Maria Balbina Pereira, municipality of Serra Branca, micro region of Cariri Paraíba. Twenty students from the XX series participated in the research. The actions were divided into three distinct moments: i) expository classes, theoretical studies and lectures in order to construct diverse knowledge, this action being developed from the end of the first two months to the end of the second; ii) field classes to contextualize classroom contents with the universe of the region, with visits to the university campus of the Center for Sustainable Development of the Semi-Arid, the Federal University of Campina Grande, Sumé and in student properties, for soil studies in an interdisciplinary action with the Geography component and, finally, iii) construction of the beds for planting, moment of sharing of the lived experiences and the practical application of the knowledge, where the following species were sowed:. This association between theory and practice allowed the teaching of science and geography to be more pleasant and meaningful, with socialization of knowledge about soil and water conservation, healthy eating and livelihood. The students showed interest and participation. The activities sought to promote a living space and interactive at the social and environmental levels that triggered in the students skills, renewed attitudes and awareness of environmental issues, highlighting the relevance of projects in schools to raise awareness and awakening to social and environmental issues.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4693
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLEONICE OLIVEIRA DOS SANTOS - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfCleonice Oliveira dos Santos - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018730 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.