Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4694
Title: Uma experiência com o objetivo de aprendizagem medindo objetos através de semelhança de triângulos na escola do campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.
Other Titles: An experiment with learning objective measuring objects through the similarity of triangles in the José Bonifácio Barbosa de Andrade field school.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Danilo de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AQUINO FILHO, Rivaldo Bezerra de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MENDES, Alex Fernandes.
Keywords: Educação matemática;Educação do campo;Tecnologias da informação e comunicação;Mathematics education;Field education;Information and Communication Technologies
Issue Date: 8-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Danilo de Sousa. Uma experiência com o objetivo de aprendizagem medindo objetos através de semelhança de triângulos na escola do campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2018. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4694
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo trata da utilização de um objeto de aprendizagem selecionado, intitulado como “Medindo objetos através da semelhança de triângulos”, em uma Escola do Campo de Sumé- PB. Esse material permite interações multimídias, podendo conter vídeos, imagens e sons, de forma estática e/ou animada, interligado à interação com quem o manipula. A temática a ser trabalhada em sala de aula foi “semelhança de triângulos”, para tanto buscamos selecionar um objeto de aprendizagem em repositórios de objetos mais conhecidos na web. Com este objeto de aprendizagem podemos trabalhar e instigar a curiosidade, demonstrar situações diferenciadas onde utilizamos o mesmo conhecimento matemático, promover observações críticas pela análise visual, construir o conhecimento matemático sobre como medir alturas de objetos por semelhança de triângulos, e difundir a utilização de objetos de aprendizagem como método satisfatório na abordagem de conteúdos escolares. Utilizamos quatro etapas em nossa metodologia: na primeira, verificamos que os estudantes não detêm os conhecimentos sobre semelhança de triângulos; na segunda, abordamos resumidamente a relação teorema de Tales e Semelhança de triângulos; na terceira parte, utilizamos o objeto de aprendizagem em sala, fazendo mediação das ações dos estudantes ao manipularem o objeto de aprendizagem nos computadores, também utilizando outros materiais externos como calculadora e papel; na quarta e última parte, utilizamos um questionário escrito para observar o desenvolvimento do conteúdo estudado através do objeto de aprendizagem.
Abstract: The present article deals with the use of a selected learning object, entitled "Measuring objects through the similarity of triangles", in a “Country School” of Sumé- PB. This material allows multimedia interactions, and can contain videos, images and sounds, in a static and / or animated way, interconnected to the interaction with the manipulator. The theme to be worked in the classroom was "similarity of triangles", so we seek to select a learning object in repositories of objects more known on the web. With this object of learning we can work and instigate curiosity, demonstrate differentiated situations where we use the same mathematical knowledge, promote critical observations by visual analysis, construct mathematical knowledge on how to measure heights of objects by similarity of triangles, and diffuse the use of objects of learning as a satisfactory method in approaching school contents. We used four steps in our methodology: in the first, we verified that the students do not hold the knowledge about similarity of triangles; in the second, we briefly discuss the relation Tales theorem and the similarity of triangles; in the third part, we use the learning object in the classroom, mediating student actions when manipulating the learning object in computers, also using other external materials such as calculator and paper; in the fourth and last part, we used a written questionnaire to observe the development of the content studied through the learning object.
Keywords: Educação matemática
Educação do campo
Tecnologias da informação e comunicação
Mathematics education
Field education
Information and Communication Technologies
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4694
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANILO DE SOUSA COSTA - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfDanilo de Sousa Costa - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018646.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.