Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4698
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, F. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE, N. I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, José Luiz.-
dc.contributor.referee2AQUINO FILHO, Rivaldo Bezerra de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.araujo-
dc.description.resumoA estatística na contemporaneidade vem se tornando cada vez mais importante para compreender o mundo que nós rodeia. Assim, o trabalho objetivou identificar as concepções de jovens que concluíram o Ensino fundamental, acerca da importância do letramento estatístico para a compreensão das questões da atualidade. A pesquisa foi desenvolvida na Escola cidadã integral professor José Gonçalves de Queiroz, com alguns estudantes do 1º ano do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, com 24 estudantes no qual os mesmos responderam 14 perguntas. Na metodologia foi usada a pesquisa qualitativa, cuja preocupação incide mais no processo do que no produto, com atenção especial voltada para o ponto de vista dos participantes. Foi constatado na pesquisa que os estudantes da possuem algumas concepções acerca da estatística para a compreensão das questões atuais do mundo atual, creio que eles fazem o uso no seu dia a dia muitas vezes nem sabem que estão fazendo uso dos dados estatísticos. Foi possível perceber que os estudantes possuem criticidade perante as informações estatísticas, cotidianamente veiculadas pelos os meios de comunicações, pois para eles as informações repassadas por esses meios não são confiáveis, sendo muitas dessas distorcidas e até mesmo não verdadeiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleConcepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância da estatística para compreensão do mundo atual.pt_BR
dc.date.issued2018-04-20-
dc.description.abstractStatistics in the contemporary world are becoming increasingly important to understand the world we surround. Thus, the objective of this study was to identify the conceptions of the youngsters who completed Primary Education, about the importance of statistical literacy for understanding current issues. The research was developed in the School full citizen professor José Gonçalves de Queiroz, with some students of the 1st year of High School. The data collection was performed through the application of a semi-structured questionnaire, with 24 students in which they answered 14 questions. In the methodology was used the qualitative research, whose concern focuses more on the process than on the product, with special attention focused on the participants' point of view. It was found in the research that students have some conceptions about statistics for understanding the current issues of the current world, I believe they make use of in their day to day often do not even know they arept_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4698-
dc.date.accessioned2019-07-04T11:12:58Z-
dc.date.available2019-07-04-
dc.date.available2019-07-04T11:12:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectEducação e estatísticapt_BR
dc.subjectLetramento estatísticopt_BR
dc.subjectStatisticpt_BR
dc.subjectEducation and statisticspt_BR
dc.subjectStatistical Literacypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Fabiana do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConceptions of students who have finished elementary school on the importance of statistics to understand the world today.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Fabiana do Nascimento. Concepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância da estatística para compreensão do mundo atual. 2018. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4698pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANA DO NASCIMENTO ARAÚJO - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfFabiana do Nascimento Araújo - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018417.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.