Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4699
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, E. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0864552639013840pt_BR
dc.contributor.advisor1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.advisor1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913539254861756pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Maria do Socorro.-
dc.description.resumoO presente artigo apresenta a sistematização das vivências acerca de uma Pratica que permitiu a integração da Escola do campo Escola Estadual Plínio Lemos, com a comunidade do Assentamento Zé Marcolino, mais especificamente a comunidade Lajinha (onde a escola está inserida). O projeto vivenciado se deu com base numa plantação de algodão, ao qual foi explorado alguns conceitos matemáticos para a construção de gráficos, além disso, o entendimento sobre a importância do algodão e o seu desenvolvimento, com a ajuda dos agricultores da comunidade. Este estudo teve como abordagem os preceitos da pesquisa qualitativa. Logo, traçamos como objetivo compreender e expor como o algodão plantado no assentamento influencia no processo de ensino-aprendizagem da escola e como o mesmo contribui enquanto elemento articulador nas práticas de contextualização dos conteúdos escolares. Assim pudemos apontar a importância dessas atividades para a construção de uma aprendizagem significativa, que permitisse a integração com a comunidade trazendo a discussão sobre a importância da plantação do algodão e a difusão de sua cultura, já que o mesmo colabora para o desenvolvimento da comunidade. E ainda buscar contextualizar o ensino da matemática, trazendo aspectos mais inerentes à vida dos educandos, uma vez que a matemática muitas vezes é trabalhada de maneira abstrata.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEducação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino.pt_BR
dc.date.issued2018-05-
dc.description.abstractThe present article presents the systematization of the experiences about a practice that allowed the integration of the Field School Plínio Lemos Public School, with the Zé Marcolino Settlement community, more specifically Lajinha community (where the school is located). The project was based on a cotton plantation, to which was explored some mathematical concepts for the construction of graphs, besides that, the understanding about the importance of cotton and its development, with the community farmers help. This study had as approach the precepts of qualitative research. So, it was aimed to understand and expose how cotton planted in the settlement influences the teaching-learning process of the school and how it contributes as an articulating element in the practices of contextualization of school subjects. Thus, we could point out the importance of these activities for the construction of a meaningful learning, that allowed the integration with the community bringing the discussion about the importance of cotton planting and the diffusion of their culture, since it contributes to the development of the community. And still seek to contextualize the teaching of mathematics, bringing aspects more inherent to the students’ life, once mathematics is often worked in an abstract way.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4699-
dc.date.accessioned2019-07-04T11:31:49Z-
dc.date.available2019-07-04-
dc.date.available2019-07-04T11:31:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectAlgodão agroecológicopt_BR
dc.subjectConvivência com o semiáridopt_BR
dc.subjectContextual educationpt_BR
dc.subjectField educationpt_BR
dc.subjectAgro-ecological cottonpt_BR
dc.subjectLiving with the semi-aridpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSIQUEIRA, Edigleuma Coelho da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContextual education to coexist with the semi-arid region: the agro-ecological cotton contextualized in the practices of the Zé Marcolino settlement school.pt_BR
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Edigleuma Coelho da Silva. Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino. 2018. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDGLEUMA COELHO DA SILVA SIQUEIRA - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018..pdfEdigleuma Coelho da Silva Siqueira - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018.480.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.