Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4699
Title: Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino.
Other Titles: Contextual education to coexist with the semi-arid region: the agro-ecological cotton contextualized in the practices of the Zé Marcolino settlement school.
???metadata.dc.creator???: SIQUEIRA, Edigleuma Coelho da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Denise Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Maria do Socorro.
Keywords: Educação contextualizada;Educação do campo;Algodão agroecológico;Convivência com o semiárido;Contextual education;Field education;Agro-ecological cotton;Living with the semi-arid
Issue Date: May-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SIQUEIRA, Edigleuma Coelho da Silva. Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino. 2018. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4699
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo apresenta a sistematização das vivências acerca de uma Pratica que permitiu a integração da Escola do campo Escola Estadual Plínio Lemos, com a comunidade do Assentamento Zé Marcolino, mais especificamente a comunidade Lajinha (onde a escola está inserida). O projeto vivenciado se deu com base numa plantação de algodão, ao qual foi explorado alguns conceitos matemáticos para a construção de gráficos, além disso, o entendimento sobre a importância do algodão e o seu desenvolvimento, com a ajuda dos agricultores da comunidade. Este estudo teve como abordagem os preceitos da pesquisa qualitativa. Logo, traçamos como objetivo compreender e expor como o algodão plantado no assentamento influencia no processo de ensino-aprendizagem da escola e como o mesmo contribui enquanto elemento articulador nas práticas de contextualização dos conteúdos escolares. Assim pudemos apontar a importância dessas atividades para a construção de uma aprendizagem significativa, que permitisse a integração com a comunidade trazendo a discussão sobre a importância da plantação do algodão e a difusão de sua cultura, já que o mesmo colabora para o desenvolvimento da comunidade. E ainda buscar contextualizar o ensino da matemática, trazendo aspectos mais inerentes à vida dos educandos, uma vez que a matemática muitas vezes é trabalhada de maneira abstrata.
Abstract: The present article presents the systematization of the experiences about a practice that allowed the integration of the Field School Plínio Lemos Public School, with the Zé Marcolino Settlement community, more specifically Lajinha community (where the school is located). The project was based on a cotton plantation, to which was explored some mathematical concepts for the construction of graphs, besides that, the understanding about the importance of cotton and its development, with the community farmers help. This study had as approach the precepts of qualitative research. So, it was aimed to understand and expose how cotton planted in the settlement influences the teaching-learning process of the school and how it contributes as an articulating element in the practices of contextualization of school subjects. Thus, we could point out the importance of these activities for the construction of a meaningful learning, that allowed the integration with the community bringing the discussion about the importance of cotton planting and the diffusion of their culture, since it contributes to the development of the community. And still seek to contextualize the teaching of mathematics, bringing aspects more inherent to the students’ life, once mathematics is often worked in an abstract way.
Keywords: Educação contextualizada
Educação do campo
Algodão agroecológico
Convivência com o semiárido
Contextual education
Field education
Agro-ecological cotton
Living with the semi-arid
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4699
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDGLEUMA COELHO DA SILVA SIQUEIRA - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfEdigleuma Coelho da Silva Siqueira - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018375.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.