Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4700
Title: A contextualização no ensino do programa projovem campo saberes da terra.
Other Titles: The contextualization in the teaching of the program projovem field knowledge of the earth.
???metadata.dc.creator???: SALES, Eliene Fernandes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GARCIA, Emilson Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
Keywords: Educação do campo;Educação contextualizada;PROJOVEM campo saberes da terra;Field education;Contextual education;PROJOVEM field knowledge of the earth
Issue Date: 3-May-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SALES, Eliene Fernandes de. A contextualização no ensino do programa PROJOVEM campo saberes da terra. 2018. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4700
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo discute sobre o programa Pro Jovem Campo – Saberes da Terra, mostrando sua relevância para a formação dos indivíduos campesinos que não tiveram oportunidades de concluir os estudos na idade adequada; destacando no programa seu caráter formador social e profissional. Para validação desse laboral. A abordagem metodológica é de Pesquisa Qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas com professores. Tem como objetivo geral compreender os sentidos de contextualização desenvolvidos nas práticas docentes no Programa Pro jovem Campo Saberes da Terra. Os objetivos específicos são: Identificar e caracterizar os materiais didáticos utilizados pela professora nas suas práticas docentes em sala de aula no Programa Pro jovem Campo Saberes da terra; identificar os conteúdos didáticos que mais são trabalhados a contextualização pelos professores nas práticas docentes em sala de aulas do referido programa e compreender as estratégias metodológicas mais utilizados pela professora em sua pratica docente em sala de aula no Programa Pro jovem Campo Saberes da Terra na Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade. Os dados obtidos sinalizam que o programa, pode fomentar o gosto pela formação educacional daqueles que não tiveram oportunidades de estudar, proporcionando uma formação dual, ou seja, social e profissional.
Abstract: This article discusses the Pro Jovem Campo - Saberes da Terra program, showing its relevance to the formation of peasant individuals who did not have the opportunity to complete their studies at the appropriate age; highlighting in the program its social and professional trainer character. To validate this work. The methodological approach is of Qualitative Research, having as instruments of data collection the documentary analysis and semistructured interviews with teachers. Its general objective is to understand the contextualization senses developed in teaching practices in the Young Pro Saber Field Program. The specific objectives are: To identify and characterize the didactic materials used by the teacher in her teaching practices in the classroom in the Young Pro Saber Field Program; to identify the didactic contents that are most worked in the contextualization by the teachers in the teaching practices in the classroom of the referred program and to understand the methodological strategies most used by the teacher in their teaching practice in the classroom in the Young Pro Program Campo Saberes da Terra at Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade. The data obtained indicate that the program can foster the taste for the educational formation of those who did not have opportunities to study, providing a dual formation, that is, social and professional.
Keywords: Educação do campo
Educação contextualizada
PROJOVEM campo saberes da terra
Field education
Contextual education
PROJOVEM field knowledge of the earth
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4700
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIENE FERNANDES DE SALES - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfEliene Fernandes de Sales - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018377.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.