Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4702
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDANDRADE, L. M. B. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9667534574168610pt_BR
dc.contributor.advisor1AQUINO FILHO, Rivaldo Bezerra de.-
dc.contributor.advisor1IDAQUINO FILHO, R. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9597371402780291pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.referee2SILVA, Beetoven Rotterdam Daudt Gomes e.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.andrade-
dc.description.resumoNesse trabalho utilizamos jogos matemáticos como facilitador para o ensino da matemática, aplicando como recursos didáticos, materiais manipulativos para melhor subsídio nas aulas da disciplina citada. Escolhemos como referência, as quatro operações básicas, tendo um olhar diferenciado a multiplicação e a divisão, tendo em vista sua suma importância para um bom desempenho na disciplina e realizamos a experiência numa sala de aula da Escola Estadual João Lelys, localizada em Livramento-PB, mais especificamente, em uma turma de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O trabalho começa passando por uma reflexão da importância do uso de jogos matemáticos e o desenvolvimento do cálculo mental e raciocínio lógico, até chegarmos ao relato de nossa experiência com as considerações finais sobre o método. Ao realizarmos tal trabalho, objetivamos mostrar que o uso de jogos no ensino da matemática pode ser eficaz, se utilizado de maneira adequada. A metodologia é criada a partir da aula expositiva com formação de grupos. Os jogos foram previamente confeccionados, para manuseio e resolução de problemas propostos e registro das observações. Ao final do nosso trabalho chegamos à conclusão de que os educandos ao manusearem um determinado material, para aprender um conteúdo específico, sentem-se mais estimulados e conseguem aprendê-lo de maneira mais eficaz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleJogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2018-03-22-
dc.description.abstractIn this work we use mathematical games as a facilitator for the teaching of mathematics, applying as teaching resources, manipulative materials for better subsidy in the classes of the mentioned discipline. We chose as a reference the four basic operations, with a differentiated look at multiplication and division, given its importance for a good performance in the discipline and we performed the experience in a classroom of the Escola Estadual João Lelys, Livramento-PB, in a class of students of the 6th Grade of Elementary School, specifically. The work starts by reflecting on the importance of the use of mathematical games and the development of mental calculation and logical reasoning until we come to the account of our experience with the final considerations about the method. In doing so, we aim to show that the use of games in mathematics teaching can be effective, if used properly. The methodology is created from the expositive class with group formation. The games were previously made, for handling and solving proposed problems and recording the observations. At the end of our work we come to the conclusion that learners, when handling a particular material to learn specific content, feel more stimulated and learn more effectively.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4702-
dc.date.accessioned2019-07-04T11:53:31Z-
dc.date.available2019-07-04-
dc.date.available2019-07-04T11:53:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectQuatro operações básicas-matemáticapt_BR
dc.subjectCálculo mentalpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical gamespt_BR
dc.subjectFour basic operations-mathematicspt_BR
dc.subjectMental calculuspt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMathematical games addressing the four basic operations in the 6th year of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Littyanni Marcela Brito Vilar de. Jogos matemáticos abordando as quatro operações básicas no 6º ano do ensino fundamental. 2018. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4702pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LITTYANNI MARCELA BRITO VILAR DE ANDRADE - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfLittyanni Marcela Brito Vilar de Andrade - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018832.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.