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Title: Análise das emissões, eficiência e condições de operação de um motor do ciclo diesel de 206 kW, operando em modo dual com diesel/biodiesel e gás natural.
???metadata.dc.creator???: LUCENA, Luiz Roberto Rocha de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Yoge Jerônimo Ramos da.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: BEZERRA FILHO, Celso Rosendo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GURGEL , José Mauricio Alves de Matos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA , Antonio Gilson Barbosa de.
Keywords: Motor Diesel;Grupo Gerador;Gás Natural;Biodiesel;Eficiência;Ciclo Dual;Energia;Combustão;Diesel Engine;Generator Group;Natural Gas;Efficiency;Energy;Combustion;Dual Cycle
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUCENA, L. R. R. de. Análise das emissões, eficiência e condições de operação de um motor do ciclo diesel de 206 kW, operando em modo dual com diesel/biodiesel e gás natural. 2015. 118f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/471
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho foi desenvolvido experimentalmente com o intuito de analisar o comportamento das emissões, da potência e do consumo do motor diesel, operando em “modo dual” com diesel/biodiesel e gás a uma taxa de substituição do diesel por gás natural da ordem de aproximadamente 85 %. Foram ensaiadas misturas de B20 a B80 com intervalos de 20%, além dos dois limites, inferior e superior (B5 e B100), do diesel comercial e do biodiesel puro respectivamente, onde foram realizados para cada condição de mistura, ensaios com rotação constante de 1800 RPM controlada eletronicamente e potências elétrica de 40, 60, 80, 100 e 120 kW, respectivamente. Todo o sistema foi monitorado por sensores de temperatura, pressão, vazão, velocidade e as emissões de NOx , NO, CO2, CO, O2, Excesso de Ar etc. foram registradas em um analisador de gases de combustão. Os dados dos ensaios foram adquiridos por meio de um sistema de aquisição de dados instalado em um PC e armazenados em mídia própria, para posterior tratamento e análise através de Tabelas e gráficos e comparação com o ensaio B5, denominado neste trabalho de padrão diesel, bem como confrontado com outros trabalhos. Ao término deste estudo podemos concluir a viabilidade do uso do gás natural em motores diesel operando no modo dual com vantagens econômicas e ambientais.
Abstract: This work was developed experimentally in order to examine the performance of emissions, power and consumption of the diesel engine, operating in "dual mode" with diesel and natural gas at a fixed rate of replacement of diesel by natural gas of approximately 85%. Mixtures from B20 to B80 were tested with intervals of 20%, plus the two limits, upper and lower (B5 and B100) of commercial diesel and biodiesel respectively, which were performed for each mixture condition with constant test speed of 1,800 RPM, electronically controlled, and electric powers at 40, 60, 80, 100, and 120 kW respectively. The entire system was monitored by temperature and pressure sensors and test data were acquired by means of a data system installed on a PC and stored in adequate media, for further processing and analysis in tables and graphs and comparison with B5 test, which is called standard diesel and confronted with other studies. At the end of this research we can perceive the viability of the use of natural gas in diesel engines in dual mode with a range of economic and environmental advantages.
Keywords: Motor Diesel
Grupo Gerador
Gás Natural
Biodiesel
Eficiência
Ciclo Dual
Energia
Combustão
Diesel Engine
Generator Group
Natural Gas
Efficiency
Energy
Combustion
Dual Cycle
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências
Engenharia Mecânica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/471
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Mecânica.

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