Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4711
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.-
dc.contributor.advisor1IDSANTIAGO, S. M. de M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1977726452183817pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA , Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.referee2FEITOSA , Belijane Marques.-
dc.description.resumoO referido trabalho pautou-se na análise da parceria família e escola mediada pela ação do/a gestor/a escolar, de duas escolas públicas municipais situadas na cidade de São João do Rio do Peixe / PB, sertão paraibano, com o objetivo de analisar a influência dessa parceria, no processo de aprendizagem de educandos/as. Foi utilizado para a fundamentação teórica e análise os seguintes autores/as: CAETANO (2011); DESSEN e POLONIA (2007); ALMEIDA e MEDEIROS (2010). A metodologia utilizada para realização desse trabalho foi o estudo de caso com caráter exploratório, uma vez que a intenção estava em estudar detalhadamente os vieses influenciadores ou não, da ação do/a gestor/a junto às famílias, e seus possíveis desdobramentos. Assim, o estudo focou-se na observação e análise das respostas dadas pelos sujeitos, coletadas por meio da aplicação de um questionário com 10 perguntas abertas. Os resultados alcançados estiveram dentro do esperado, mas, também, além dessa perspectiva, quando nos deparamos com o detalhamento das ações pedagógicas de dada gestora, quanto aos esforços empreendidos para estimular a parceria família e escola. Espera-se que este trabalho desperte outras buscas na mesma direção, para que engendramentos outros do processo possam ser descobertos, e para que suscite o despertar de toda comunidade escolar e familiar a participar efetivamente nesta parceria, em prol do desenvolvimento e aprendizagem das nossas crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleParceria família e escola mediada pela ação do gestor escolar: um caso no município de São João do Rio do Peixe - PB.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe referred to work was based on the analysis of the family and school partnership mediated by the action of the school manager, of two public schools located in the town of São João do Rio do Peixe / PB, Paraiba backland, with the objective of analyze the influence of this partnership, in the learning process of students.We use for the theoretical foundation and analysis the following authors:CAETANO (2011); DESSEN and POLONIA (2007); ALMEIDA and MEDEIROS (2010).The methodology used to realization of this work was the case study with exploratory character, once the intention was in to study detail the influencers biases or not, the action of the manager with families, and its possible outcomes.Thus, the study focused on the observation and analysis of the answers given by the subjects, collected through application of a questionnaire with 10semi structured questions. The results achieved were within the expected, but also beyond this perspective, when we encounter with details of the pedagogical actions of manager given, as for efforts undertakento encourage family and school partnership.We hope that this work will awaken other searches in the same direction, so that others invented the process can be discovered, and that inspire the awakening of all school and family community to participate effectively in this partnershipfor the development and learning of our children.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4711-
dc.date.accessioned2019-07-04T17:19:34Z-
dc.date.available2019-07-04-
dc.date.available2019-07-04T17:19:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectParceriapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectPartnershippt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBANDEIRA, Gilsivânia Gonçalves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFamily and school partnership mediated by the action of the school manager: a case in the municipality of São João do Rio do Peixe - PB.pt_BR
dc.identifier.citationBANDEIRA, Gilsivânia Gonçalves. Parceria família e escola mediada pela ação do gestor escolar: um caso no município de São João do Rio do Peixe - PB. 2014. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILSIVÂNIA GONÇALVES BANDEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfGilsivânia Gonçalves Bandeira. Monografia Pedagogia. CFP 2014. 358.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.