Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4712
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDAIRES, F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8934303766452774pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Patrício José Felix da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, P. J. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421886341832591pt_BR
dc.contributor.referee1MENEZES, Marcus Bessa de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Alex de Albuquerque.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.aires-
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo mostrar o resultado de um trabalho realizado com alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bartolomeu Maracajá, localizada no município de São José dos Cordeiros – PB, desenvolvido no período de maio à dezembro de 2016. Neste artigo discutimos a importância da utilização da experimentação com materiais de baixo custo para demonstração de fenômenos físicos presentes no cotidiano dos alunos. Nosso artigo foi elaborado em conjunto com a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, através do Centro de Desenvolvimento do Semiárido – CDSA, localizado na cidade de Sumé – PB. O trabalho foi realizado nas turmas da 1a, 2a e 3a séries do ensino médio. Para auxiliar os alunos na elaboração e/ou reprodução dos experimentos, construímos roteiros que descrevem desde o material utilizado, a construção e explicação de cada atividade. Elaboramos um total de 10 (dez) roteiros distintos por bimestre para cada turma. Esses roteiros abordavam conteúdos que estavam sendo ou já tinha sido estudado por cada uma das turmas. Para diagnosticar a opinião de alunos sobre o projeto, (sujeitos mais afetados nesse processo) e avaliar a contribuição desses experimentos em seu aprendizado, realizamos uma pesquisa de viés quantitativo. Como resultado, verificamos que esta metodologia de ensino foi bem aceita pelos alunos, que avaliaram positivamente a utilização da experimentação com materiais de baixo custo e ficaram entusiasmados com suas produções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleMetodologia alternativa para o ensino de física - a construção e demonstração de experimentos com materiais de baixo custo.pt_BR
dc.date.issued2018-03-01-
dc.description.abstractThis article aims to show the results of a study carried out with high school students of the Bartolomeu Maracajá State School of Elementary and Secondary Education, located in the municipality of São José dos Cordeiros - PB, developed from May to December 2016. In this This article discusses the importance of using experimentation with low cost materials to demonstrate physical phenomena present in students' daily lives. Our article was prepared in conjunction with the Federal University of Campina Grande - UFCG, through the Center for the Development of the Semiarid - CDSA, located in the city of Sumé - PB. The work was carried out in the 1st, 2nd and 3rd grades of high school. In order to assist the students in the elaboration and / or reproduction of the experiments, we constructed scripts describing the material used, the construction and explanation of each activity. We elaborate a total of 10 (ten) different itineraries per bimestre for each class. These scripts addressed content that was being or had already been studied by each of the classes. In order to diagnose students' opinions about the project, (subjects most affected in this process) and to evaluate the contribution of these experiments in their learning, we conducted a quantitative bias research. As a result, we verified that this teaching methodology was well accepted by the students, who positively evaluated the use of experimentation with low cost materials and were enthusiastic about their productions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4712-
dc.date.accessioned2019-07-04T17:22:04Z-
dc.date.available2019-07-04-
dc.date.available2019-07-04T17:22:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectMaterial de baixo custopt_BR
dc.subjectConstrução de material didáticopt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectLow cost materialpt_BR
dc.subjectConstruction of teaching materialspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAIRES, Fleberson Saraiva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAlternative methodology for the teaching of physics - the construction and demonstration of experiments with low cost materials.pt_BR
dc.identifier.citationAIRES, Fleberson Saraiva. Metodologia alternativa para o ensino de física - a construção e demonstração de experimentos com materiais de baixo custo. 2018. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4712pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLEBERSON SARAIVA AIRES - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfFleberson Saraiva Aires - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018436.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.