Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4713
Title: Jogos Educativos Digitais na Educação Infantil como motivadores para hábitos alimentares saudáveis.
Other Titles: Digital Education Games in Early Childhood Education as Motivators for Habits food.
???metadata.dc.creator???: BATISTA, Alanna Gadelha.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edilson Leite da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CORRÊA , Adriana Moreira da Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CEZÁRIO , Danilo de Sousa.
Keywords: Jogos Educativos Digitais;Educação alimentar;Educação Infantil;Educational Games;nutrition education;Child education
Issue Date: 16-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA, Alanna Gadelha. Jogos Educativos Digitais na Educação Infantil como motivadores para hábitos alimentares saudáveis. 2018. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Percebe-se que os recursos tecnológicos podem auxiliar no processo de ensino- aprendizagem, e propiciam às crianças em contato com estes o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos sobre os assuntos trabalhados, a exemplo dos hábitos alimentares saudáveis. Assim, a Educação Alimentar é um tema pertinente para os alunos terem uma compreensão inicial do que se trata, e os malefícios de alguns alimentos para saúde destas, podendo acarretar problemas de saúde, dificultando o seu desenvolvimento e as tecnologias podem auxiliar nesta compreensão. O objetivo principal é compreender a relevância da utilização dos Jogos Educativos Digitais como motivadores para aquisição de hábitos alimentares saudáveis às crianças na Educação Infantil. Como procedimentos metodológicos, primeiramente fez-se um levantamento bibliográfico para realização da pesquisa de campo, a pesquisa também é aplicada e descritiva. Utilizou-se um questionário como instrumento para coleta de dados que foram analisados e discutidos com a abordagem quanti-qualitativa. Diante dos resultados pôde-se perceber que as professoras das Creches pesquisadas não compreendem a relevância da utilização dos Jogos Educativos Digitais para as crianças na aquisição de hábitos alimentares saudáveis. Assim, confirmam-se os pressupostos, após realizadas as análises, que de modo geral, há uma ausência de políticas públicas educacionais, desfavorecendo algumas Instituições de Ensino na inserção de recursos tecnológicos, principalmente as creches públicas, acarretando falta de habilidade, para alguns professores e alunos com estes meios, despreparo da equipe pedagógica, carência de infraestrutura adequada para propiciar um ambiente, para manuseio dos equipamentos.
Abstract: It is known that technological resources can aid in the teaching-learning process, enabling children to develop skills and knowledge on various contents, such as healthy eating habits. With the support of digital tools, Food Education is a relevant topic to be discussed with students to understand the importance of having a good eating habits and benefits, and discuss the problems and harms of unhealthy diet. Thus, this study aims to understand the relevance of the use of Digital Education Games as motivators for healthy food education by children in Early Childhood Education. The research is characterized as applied and descriptive and was used as a bibliographical survey to carry out the field research, initially. A questionnaire was used as instrument for data collection, which were analyzed and discussed with the quantitative and qualitative approach. The results show that the teachers of the nurseries researched in the city do not understand the relevance of the use of the Digital Educational Games as tools of support in teaching a healthy diet in Early Childhood Education. The results still confirm the assumptions that some Teaching Institutions, especially nurseries, are not favored by public educational policies for insertion of technological resources in pedagogical environments, especially nurseries, causing unprepared professionals to work with the support of technology.
Keywords: Jogos Educativos Digitais
Educação alimentar
Educação Infantil
Educational Games
nutrition education
Child education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4713
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALANNA GADELHA BATISTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfAlanna Gadelha Batista. Monografia Pedagogia. CFP 2018.778.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.