Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/471
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLUCENA, L. R. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7149723801768838pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Yoge Jerônimo Ramos da.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, Y. J. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0989704583536991pt_BR
dc.contributor.advisor2BEZERRA FILHO, Celso Rosendo.-
dc.contributor.advisor2IDBEZERRA FILHO, C. R.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0885317156356022pt_BR
dc.contributor.referee1GURGEL , José Mauricio Alves de Matos.-
dc.contributor.referee2LIMA , Antonio Gilson Barbosa de.-
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido experimentalmente com o intuito de analisar o comportamento das emissões, da potência e do consumo do motor diesel, operando em “modo dual” com diesel/biodiesel e gás a uma taxa de substituição do diesel por gás natural da ordem de aproximadamente 85 %. Foram ensaiadas misturas de B20 a B80 com intervalos de 20%, além dos dois limites, inferior e superior (B5 e B100), do diesel comercial e do biodiesel puro respectivamente, onde foram realizados para cada condição de mistura, ensaios com rotação constante de 1800 RPM controlada eletronicamente e potências elétrica de 40, 60, 80, 100 e 120 kW, respectivamente. Todo o sistema foi monitorado por sensores de temperatura, pressão, vazão, velocidade e as emissões de NOx , NO, CO2, CO, O2, Excesso de Ar etc. foram registradas em um analisador de gases de combustão. Os dados dos ensaios foram adquiridos por meio de um sistema de aquisição de dados instalado em um PC e armazenados em mídia própria, para posterior tratamento e análise através de Tabelas e gráficos e comparação com o ensaio B5, denominado neste trabalho de padrão diesel, bem como confrontado com outros trabalhos. Ao término deste estudo podemos concluir a viabilidade do uso do gás natural em motores diesel operando no modo dual com vantagens econômicas e ambientais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
dc.titleAnálise das emissões, eficiência e condições de operação de um motor do ciclo diesel de 206 kW, operando em modo dual com diesel/biodiesel e gás natural.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis work was developed experimentally in order to examine the performance of emissions, power and consumption of the diesel engine, operating in "dual mode" with diesel and natural gas at a fixed rate of replacement of diesel by natural gas of approximately 85%. Mixtures from B20 to B80 were tested with intervals of 20%, plus the two limits, upper and lower (B5 and B100) of commercial diesel and biodiesel respectively, which were performed for each mixture condition with constant test speed of 1,800 RPM, electronically controlled, and electric powers at 40, 60, 80, 100, and 120 kW respectively. The entire system was monitored by temperature and pressure sensors and test data were acquired by means of a data system installed on a PC and stored in adequate media, for further processing and analysis in tables and graphs and comparison with B5 test, which is called standard diesel and confronted with other studies. At the end of this research we can perceive the viability of the use of natural gas in diesel engines in dual mode with a range of economic and environmental advantages.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/471-
dc.date.accessioned2018-04-24T14:36:49Z-
dc.date.available2018-04-24-
dc.date.available2018-04-24T14:36:49Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMotor Dieselpt_BR
dc.subjectGrupo Geradorpt_BR
dc.subjectGás Naturalpt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectCiclo Dualpt_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectCombustãopt_BR
dc.subjectDiesel Enginept_BR
dc.subjectGenerator Grouppt_BR
dc.subjectNatural Gaspt_BR
dc.subjectEfficiencypt_BR
dc.subjectEnergypt_BR
dc.subjectCombustionpt_BR
dc.subjectDual Cyclept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLUCENA, Luiz Roberto Rocha de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationLUCENA, L. R. R. de. Análise das emissões, eficiência e condições de operação de um motor do ciclo diesel de 206 kW, operando em modo dual com diesel/biodiesel e gás natural. 2015. 118f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/471pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Mecânica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUIZ ROBERTO ROCHA DE LUCENA - DISSERTAÇÃO PPGEM 2015.pdfLuiz Roberto Rocha de Lucena - Dissertação PPGEM 20152.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.