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Title: Já tomou seu shake hoje? A construção social do corpo feminino sob a ótica das frequentadoras do espaço vida saudável da Herbalife.
Other Titles: Have you had your shake today? The social construction of the female body from the perspective of Herbalife Healthy Living Space members.
???metadata.dc.creator???: TOMÉ, Cibele de Albuquerque.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Vanderlan Francisco da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
???metadata.dc.contributor.referee3???: OLIVEIRA, Hilderline Câmara de.
???metadata.dc.contributor.referee4???: ASSUNÇÃO, Maria.
Keywords: Mulher;Corpo;Culto ao Corpo;Saúde - Mulher;Beleza - Mulher;Espaço Vida Saudável;Herbalife;Woman;Body;Cult Worship to the Body;Health;Beauty;Healthy Life Space
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TOMÉ, C. de A. Já tomou seu shake hoje? A construção social do corpo feminino sob a ótica das frequentadoras do espaço vida saudável da Herbalife. 2018. 258 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O culto ao corpo é um reflexo da ditadura da beleza imposta às mulheres na sua vida cotidiana, logo, entender e analisar as variáveis que envolvem esse fenômeno é importante para o estudo da sociologia urbana. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a construção social do corpo feminino das frequentadoras do E.V.S. Parti do pressuposto de que há um processo de mudança nas formas de alimentação e, nessa trajetória, o Shake da Herbalife se caracteriza como uma alternativa à esta nova disciplina alimentar para o corpo na contemporaneidade. Assim, estabeleci 4 categorias teóricas para entender a construção social do corpo: na primeira, o corpo - e a construção social; na segunda, o corpo na sociedade do espetáculo; na terceira, a nova cultura corporal e, por fim, a (re)produção do corpo feminino em um Espaço Vida Saudável – EVS. A pesquisa foi uma etnografia que durou 18 meses, e o instrumento escolhido foi a entrevista semiestruturada, e as informações coletadas foram compiladas em 4 categorias: corpo, sentimentos, espaço vida saudável e shake. A amostra foi composta de 16 mulheres participantes do EVS e de diversas faixas etárias buscando a heterogeneidade da amostra. A escolha pelo gênero feminino se deu porque historicamente as mulheres são mais cobradas a terem um corpo dito perfeito. Portanto, analisar as sociabilidades praticadas por elas, principalmente, dentro deste espaço se faz relevante para a sociologia do corpo. Assim, parti para a observação das narrativas desenvolvidas neste espaço sob a perspectiva do gênero feminino, visto ser o corpo um importante lugar de construção das identidades das mulheres. Observei também as práticas sociais estabelecidas através do discurso do corpo, sem deixar de lado o viés médico e midiático reproduzido por esses discursos, uma forma de gestão da corporeidade com vistas à saúde e à beleza; ao bem-estar e à felicidade e que tem em comum a busca pela magreza. Foram ainda observadas imagens e discursos (verbais e não verbais) que destacaram a exacerbada preocupação com o corpo, como uma atitude obrigatória às mulheres, e que de muitas maneiras estão incutidas no estilo de vida contemporâneo dessas mulheres. Desta maneira, investiguei como elas percorrem as dimensões do culto ao corpo, suas motivações e o sentido dado à magreza, e por onde concluí que o culto ao corpo é motivado e associado aos padrões de saúde e sucesso para a maioria deste grupo pesquisado.
Abstract: The cult worship to the human body is a reflection of the beauty dictatorship imposed on women during their daily lives. Consequently, understanding and analysing the variables that are involved in this phenomenon is important for the study of urban sociology. This paper has as its general objective to analyse the social construction of the female body of the people that go to a Healthy Life Space (HLS). Starting from the assumption that there is a change process occurring in the forms of eating and, following this trajectory, Herbalife shakes can be characterized as an alternative for this new type of eating for the human body in the contemporary world. As a result, I established four theoretical categories to understand the social construction of the human body: in the first, the body and social construction; in the second, the body in a society of show; in the third, the new body culture and, last, the (re)production of the female body in a HLS. The research carried out occurred through an ethnographic study that lasted 18 months, and the chosen instrument was a semi-structured interview, and the information that was collected was compiled into four categories: body, feelings, healthy life space and shakes. The sample was composed of 16 female HLS participants from diverse age ranges, focusing on the heterogeneity of the sample. The choice of the female sex is because, historically, women are under more pressure to have a body seen as perfect. Thus, analysing the sociability practised by them, principally, within this space is relevant for the sociology of the body. Based on this, I observed the narratives developed in this space from the perspective of the female sex, seeing as the body is an important place for the construction of a woman’s identity. I also observed the social practices established through the discussion of the body, without forgetting the medical and media themes triggered by these discussions, which is a form of corporeity management focussing on health and beauty, and to well-being and happiness, which has in common the search for slimness. Images and discussions (verbal and non-verbal) that highlight the exacerbated preoccupation with the body, as an obligatory attitude for women, and which in many forms is instilled in the contemporary lifestyles of these women, were also observed. In this way, I investigated how they cut across the dimensions of cult worship to the body, their motivations and the meaning given to slimness, and concluded that the cult worship to the body is motivated and associated with the standards of health and success for the majority of the group that was researched.
Keywords: Mulher
Corpo
Culto ao Corpo
Saúde - Mulher
Beleza - Mulher
Espaço Vida Saudável
Herbalife
Woman
Body
Cult Worship to the Body
Health
Beauty
Healthy Life Space
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4722
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

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CIBELE DE ALBUQUERQUE TOMÉ – TESE (PPGCS) 2018.pdf5.4 MBAdobe PDFView/Open


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