Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4723
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBATISTA, E. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1870259620632483pt_BR
dc.contributor.advisor1LÔBO, Isamarc Gonçalves.
dc.contributor.advisor1IDLÔBO, Isamarc Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597332807665485pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Silvana Vieira de.
dc.contributor.referee2SILVA FILHO, Osmar Luís da.
dc.description.resumoO presente trabalho analisa o ensino de história e sua relação com a literatura na Escola Estadual de Ensino Médio Prefito Joaquim Lacerda Leite, para entender as contribuições que esta relação apresenta para a construção do conhecimento histórico. Para entender essa relação foi realizado um estudo das tendências que o ensino de história e a literatura foram submetidos a partir do Colégio Pedro II até os dias atuais. Foi analisada a Proposta Político Pedagógica da Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite para compreender a proposta de ensino que aquela escola oferecia aos alunos. Sendo que, esta escola busca desenvolver um esnino que promova o desenvolvimento integral do aluno. Também analisei entrevistas realizadas como dois professores desta escola para conhecer mais profundamente como o ensino de história estava se desenvolvendo nas salas de aula, foi realizado ainda um pequeno estudo do livro didático a fim conhecer se o mesmo apresentava algum direcionamento para o uso da literatura nas aulas de história. A investigação constatou que a escola escola analisada desenvolve um estudo voltado para a relação história e literatura, porém, ainda faz necessário repensar a forma como esse instrumento esta sendo utilizado pelos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleLiteratura: uma ferramenta para auxiliar o ensino de história na EEEM Prefeito Joaquim Lacerda Leita.pt_BR
dc.date.issued2016-05-23
dc.description.abstractThe present work analyzes the teaching of history and its relationship with literature inState High School Prefect Joaquim Lacerda Leite, to understand the contributions that this relationship presents for the construction of historical knowledge. To understand this relationship, a study of the trends history and literature were submitted from the Pedro II College to the present day. The Political Pedagogical Proposal of the State High School Mayor Joaquim Lacerda Leite to understand the teaching proposal that school offered to students. Being that, this school seeks to develop a promote the integral development of the student. I also analyzed interviews as two teachers of this school to know more deeply how teaching of history was developing in classrooms, a small study of the textbook in order to know if it had any direction for the use of literature in history classes. The investigation found that the school the school analyzed develops a study focused on the historical relationship and literature, however, it is still necessary to rethink the way this instrument is being used by teachers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4723
dc.date.accessioned2019-07-04T20:24:13Z
dc.date.available2019-07-04
dc.date.available2019-07-04T20:24:13Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória - ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura - ferramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEEEM Prefeito Joaquim Lacerdapt_BR
dc.subjectHistory - teachingpt_BR
dc.subjectLiterature - pedagogical toolpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBATISTA, Edinatelma de Oliveira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiterature: a tool to assist the teaching of history in the EEEM Mayor Joaquim Lacerda Leita.pt_BR
dc.identifier.citationBATISTA, Edinatelma de Oliveira. Literatura: uma ferramenta para auxiliar o ensino de história na EEEM Prefeito Joaquim Lacerda Leita. 2016. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDINATELMA DE OLIVEIRA BATISTA - TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA 2016.pdfEdinatelma de Oliveira Batista - TCC. Licenciatura Plena em História 20161.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.