Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4724
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, I. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3512311206410410pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE, N. I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.-
dc.contributor.referee2SILVA, Patrício josé Felix da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.araujo3-
dc.description.resumoO presente artigo, surge através de uma pesquisa de campo, onde o mesmo busca trazer os conhecimentos matemáticos do dia a dia dos camponeses de uma comunidade denominada Sacada zona rural do município de Sumé-PB, no Cariri paraibano. O objetivo consiste em apresentarmos um conhecimento próprio dos sujeitos que, diariamente utilizam para resolverem situações da vida cotidiana, conhecimentos esses que foram passados de geração a geração e que muitas das vezes ou quase nunca são lembrados em livros didáticos ou nas escolas. Nesse sentido nosso artigo tem como base, narrativas de alguns moradores da comunidade supracitada. Onde através da fala de alguns, mais especificamente de um, o senhor Pedro, procuramos trazer embasamento teórico para discutirmos sobre matemáticas outras. Nos aportamos dos seguintes fundamentos teóricos; Etnomatemática, Matemática e cultura, Matemática e Cidadania e educação Matemática Critica, esses aportes nos trazem reflexões de uma Matemática para a vida, valorizando assim, o saber local, a cultura, o contexto, o saber de cada grupo, do dia a dia do homem do campo, que para muitos nem existem. Nesse tocante, o artigo busca mostrar que podemos sim, utilizar/valorizar o contexto, para construção do conhecimento, buscando contextualizar a partir do local. Esse é o ponta pé inicial para fazermos Educação do Campo para os camponeses/as, valorizando seu contexto na busca pela construção do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês.pt_BR
dc.date.issued2018-04-20-
dc.description.abstractThis article arises through a field research, where it seeks to bring the day-to-day mathematical knowledge of the peasants of a community called Sacada rural area of the municipality of Sumé-PB, in Cariri, Paraíba. The objective is to present a knowledge of the subjects that daily use to solve situations of daily life, knowledge that has been handed down from generation to generation and which are often or almost never remembered in textbooks or in schools. In this sense, our article is based on the narratives of some residents of the aforementioned community. Where through the speech of some, more specifically of one, Mr. Pedro, we try to bring theoretical foundation to discuss about other mathematics. We offer the following theoretical foundations; Ethnomathematics, Mathematics and Culture, Mathematics and Citizenship and Critical Mathematics education, these contributions bring us reflections of a Mathematics for life, thus valuing local knowledge, culture, context, the knowledge of each group, the day to day a man of the field, who neither exists for many. In this regard, the article seeks to show that we can, use / value the context, to build knowledge, seeking to contextualize from the local. This is the starting point for making Field Education for the peasants, valuing their context in the search for the construction of knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4724-
dc.date.accessioned2019-07-04T20:25:05Z-
dc.date.available2019-07-04-
dc.date.available2019-07-04T20:25:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMatemática e vida cotidianapt_BR
dc.subjectConhecimentos matemáticospt_BR
dc.subjectTrabalhador camponês - matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics and everyday lifept_BR
dc.subjectMathematical knowledgept_BR
dc.subjectPeasant worker - mathematicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Isaias Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe mobilization of mathematical knowledge in the daily life of a peasant worker.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Isaias Pereira. A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês. 2018. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4724pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISAIAS PEREIRA ARAÚJO - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfIsaias Pereira Araújo - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 20181.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.