Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4725
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, I. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, José Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE, J. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8710332691223939pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.referee2LIMA, André Ferreira de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.rodrigues-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar as percepções do professor que ensina matemática, sobre aspectos do processo de transposição didática interna realizado em torno do saber das equações do 1º grau, por um professor do 7º ano do Ensino Fundamental no Centro de Educação de Jovens e Adultos do município de São José dos Cordeiros – PB. Como professores neste mesmo Centro, temos aprendido muito sobre o desafio de ensinar na Educação de Jovens e Adultos. Os desafios são diversos, dentre eles o processo de planejamento das aulas, que pressupõe fazer algumas adaptações, pois em nossa realidade nem sempre os livros didáticos fornecidos dão conta dos contextos e significados exigidos para a EJA, tornando-se obsoletos. No caso do CEJA, observamos duas realidades atípicas: 1. Não fornecimento de livros didáticos; 2. Professores de outras disciplinas lecionando matemática para complementar a carga horária. A constatação desse fato nos motivou a entender melhor como esses professores dão conta desse processo de transposição. A noção de transposição didática idealizada por Yves Chevallard postula que os saberes passam por processos de transformação. Nossa questão de pesquisa é: quais as percepções do professor no processo de transposição didática interna do saber das equações do 1º grau no 7º ano no Centro de Educação de Jovens Adultos? Utilizamos como referencial principal as ideias de Chevallard (1991;1997). Optamos por uma metodologia de cunho qualitativo e exploratório, pois nosso foco estava na compreensão da percepção do processo transpositivo em realidade específica por um professor específico. Para este estudo, realizamos uma análise documental das expectativas de documentos oficiais para o ensino de Matemática na EJA e um questionário aplicado com um professor do CEJA em São José dos Cordeiros. Os resultados indicam que a falta de diretrizes curriculares especificas para o contexto que estudamos, aliadas a falta de capacitação, criam para o professor um cenário de incertezas. Essas incertezas são reveladas principalmente no processo de transposição interna, que está intimamente relacionado à epistemologia do professor. Nosso sujeito declarou que as adaptações que ele faz no conteúdo estão relacionadas à sua compreensão da utilização da matemática no conteúdo, além de considerar o nível dos alunos e o tempo didático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleTransposição didática interna na educação de jovens e adultos: um estudo sobre a ótica do professor no ensino de equações do 1º grau.pt_BR
dc.date.issued2018-04-20-
dc.description.abstractThis research has as main objective to analyze the perceptions of the teacher who teaches mathematics, about aspects of the process of internal didactic transposition carried out around the knowledge of the equations of the first degree, by a teacher of the 7th year of Elementary Education in the Center of Education of Young people and Adults of the municipality of São José dos Cordeiros - PB. As teachers at this same Center, we have learned a lot about the challenge of teaching in Youth and Adult Education. The challenges are diverse, including the class planning process, which presupposes making some adaptations, because in our reality the textbooks provided do not always provide the contexts and meanings required for the EJA, becoming obsolete. We observe two atypical realities: 1. No provision of textbooks; 2. Teachers from other disciplines teaching math to supplement the workload. The observation of this fact motivated us to better understand how these teachers account for this transposition process. The notion of didactic transposition idealized by Yves Chevallard postulates that the knowledges undergo processes of transformation. Our research question is: what are the teacher's perceptions in the process of internal didactic transposition of the knowledge of the equations of the first grade in the 7th year in the Center of Education of Young Adults? We use as main reference the ideas of Chevallard (1991, 1997). We opted for a qualitative and exploratory methodology, since our focus was on the understanding of the perception of the transpositive process in a specific reality by a specific teacher. For this study, we performed a documentary analysis of the expectations of official documents for the teaching of Mathematics in the EJA and a questionnaire applied with a teacher of the JSCA in São José dos Cordeiros. The results indicate that the lack of specific curricular guidelines for the context we studied, together with the lack of training, creates for the teacher a scenario of uncertainties. These uncertainties are revealed mainly in the process of internal transposition, which is closely related to the epistemology of the teacher. Our subject stated that the adaptations he makes in content are related to his understanding of the use of mathematics in content, in addition to considering student level and didactic time.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4725-
dc.date.accessioned2019-07-04T20:48:02Z-
dc.date.available2019-07-04-
dc.date.available2019-07-04T20:48:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectEducação – transformação didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de equação do 1º graupt_BR
dc.subjectSão José dos Cordeiros – PB – EJApt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education - EJApt_BR
dc.subjectEducation - didactic transformationpt_BR
dc.subject1st Grade Equation Teachingpt_BR
dc.subjectSão José dos Cordeiros - PB - EJApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Ivone Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInternal didactic transposition in the education of young people and adults: a study on the teacher's perspective in the teaching of equations of the first degree.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ivone Gomes. Transposição didática interna na educação de jovens e adultos: um estudo sobre a ótica do professor no ensino de equações do 1º grau. 2018. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4725pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVONE GOMES RODRIGUES - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfIvone Gomes Rodrigues TCC - Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018494.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.