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Title: Resolução de problemas e a temática do semiárido: uma análise praxeológica do livro didático do 9º ano do ensino fundamental.
Other Titles: Problem solving and the semiarid theme: a praxeological analysis of the textbook of the 9th year of elementary school.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, José Anatone.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTE, José Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MENEZES, Marcus Bessa de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Mirian Raquel Alves da.
Keywords: Ensino de matemática;Resolução de problemas;Captação de água no Semiárido;Mathematics teaching;Troubleshooting;Water abstraction in semi-arid
Issue Date: 11-Apr-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, José Anatone de. Resolução de problemas e a temática do semiárido: uma análise praxeológica do livro didático do 9º ano do ensino fundamental. 2018. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa cujo objetivo principal foi analisar a o livro didático do 9º do Ensino Fundamental quanto à possibilidade de sua utilização como instrumento para trabalhar a resolução de problemas envolvendo o semiárido como temática. A análise realizou-se tendo como suporte a Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard e a noção de organizações praxeológicas. A análise praxeológica foi realizada no capítulo referente ao conteúdo volume de sólidos. A escolha para esse conteúdo foi, em nosso entendimento, por ele ser um conceito que poder se relacionar facilmente com diversas temáticas envolvendo o semiárido, como por exemplo, a ocorrência de chuvas, armazenamento e uso racional de água, dentre outros. Ao trabalhar em escolas públicas de Serra Branca – PB, localizada no Cariri Paraibano no semiárido brasileiro, percebemos que quase não há projeto ou iniciativas que trabalhem o semiárido como temática, embora tivéssemos consciência sobre os múltiplos aspectos que envolvem essa questão. Ao propor a análise do livro didático, interessou-nos responder a seguinte questão: o livro didático de matemática para o 9º ano do Ensino Fundamental oferece suporte para um trabalho que possibilite o uso de metodologias como a resolução de problemas a partir da temática do semiárido? Para responder a essa pergunta realizamos um estudo exploratório que culminou com análise do livro didático das organizações praxeológicas em torno do conteúdo volume de sólidos. De carácter qualitativo tipificamos a pesquisa como exploratória e documental, segundo Fiorentini e Lorenzato (2009). O estudo de cunho analítico relevou que as praxeologias matemáticas em torno do conteúdo volume de sólidos são baseadas em 5 tipos de tarefas, resolvidas por três técnicas, uma delas implícita no texto do livro dos autores. Concluímos que a praxeologia é pontual e incompleta, tal cenário é reforçado por uma organização didática centrada no esquema definiçãoexemploexercício. As atividades sugeridas pelo livro são consideradas exercício de aplicação direta e quando os autores usam um texto para contextualização, logo é imediatamente abandonado. A partir dos dados compreendemos que para desenvolver um trabalho com a Resolução de Problemas e a temática do semiárido é necessária a construção de um material específico pelo professor juntamente com seus colaboradores.
Abstract: In this article we present the rsults of a research whose main objective was to analyze the didactic textbook of the 9th of Elementary School about the possibility of its use as an instrument to solve problems involving semiarid as a theme. The analysis was carried out with the support of Yves Chevallard's Anthropological Theory of Didactics and the notion of praxeological organizations. The praxeological analysis was carried out in the chapter concerning the volume content of solids. The choice for this content was, in our understanding, it is a concept that can be easily related to several themes involving the semiarid, such as rainfall, storage and rational use of water, among others. Working in public schools in Serra Branca - PB, located in Cariri Paraibano in the Brazilian semi-arid region, we noticed that there are almost no projects or initiatives that work in the semi-arid region as thematic, although we were aware of the multiple aspects involved in this issue. In proposing the analysis of the textbook, we were interested in answering the following question: did the mathematics textbook for the 9th grade of Elementary School offer support for a work that allows the use of methodologies such as problem solving from the semiarid theme ? To answer this question we conducted an exploratory study that culminated in an analysis of the didactic book of praxeological organizations around the volume content of solids. Of qualitative character we typify the research as exploratory and documentary, according to Fiorentini and Lorenzato (2009). The analytical study showed that the mathematical praxeologies around the volume content of solids are based on 5 types of tasks, solved by three techniques, one of them implicit in the text of the authors' book. We conclude that praxeology is punctual and incomplete, such a scenario is reinforced by a didactic suggested by the book are considered an exercise of direct application and when the authors use a text for contextualization, it is immediately abandoned. From the data we understand that to develop a work with Problem Solving and the semiarid theme, it is necessary to construct a specific material by the teacher together with his collaborators.
Keywords: Ensino de matemática
Resolução de problemas
Captação de água no Semiárido
Mathematics teaching
Troubleshooting
Water abstraction in semi-arid
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4726
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