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Title: Ensino de matemática e a educação do campo: elementos para compreensão epistemologia do professor de matemática.
Other Titles: Teaching mathematics and the education of the field: elements for understanding the epistemology of the mathematics teacher.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Margarida Mendes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTE, José Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, André Ferreira de.
Keywords: Ensino de matemática;Educação do campo;Professor de matemática-epistemologia;Mathematics teaching;Field education;Professor of mathematics-epistemology
Issue Date: 20-Apr-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Margarida Mendes de. Ensino de matemática e a educação do campo: elementos para compreensão da epistemologia do professor de matemática. 2018. 32f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo tem como objetivo discutir os elementos que compõe as práticas de ensino de matemática em uma escola do campo do munícipio de Monteiro – PB. Em nosso trabalho as práticas de ensino são interpretadas como parte da epistemologia própria do professor de matemática. Utilizando os textos de Becker (2012), D´Amore (2007), dentre outros, tentamos compreender os elementos dessa epistemologia própria, isto é, dessas práticas de ensino, emergem no discurso do professor de matemática da escola campo. Partimos da hipótese de que o professor da educação campo transfere ou concepções de ensino de matemática que estão presentes numa abordagem mais clássica da matemática. Se confirmada essa hipótese esperamos trazer contribuições para o debate sobre o ensino de matemática que atenda as demandas da educação do campo, haja vista que, como observa Becker (2012), nessa concepção mais clássica do ensino de matemática a ênfase na resolução de exercícios e a memorização são as principais formas de aprender matemática. Nossa questão de pesquisa foi: que elementos compõem a epistemologia do professor de matemática em uma escola do campo no município de Monteiro? Como referencial teóricas utilizamos textos ligados a Didática da Matemática, além dos escritos de Becker (2012) e D´Amore (2007). A metodologia da pesquisa seguiu uma linha qualitativa, pois entendemos que para compreender o discurso dos professores, precisávamos interpretar em profundidade esses discursos. Para tanto foram realizadas entrevistas via questionário semiestruturado conforme Minayo (2004). Foram sujeitos dessa pesquisa três professores, um deles que atua na escola do campo e os outros na zona urbana do munícipio de Monteiro. Para análise do questionário utilizamos os textos de Becker (2012) e o resultado das suas pesquisas sobre epistemologia docente. Os resultados da pesquisa indicam que os professores revelam uma epistemologia próxima a epistemologia do senso comum do ensino de Matemática de modo que essa epistemologia interfere na forma como os professores veem o ensino de Matemática na escola do campo.
Abstract: The present article aims to discuss the elements that make up the teaching practices of mathematics in a school in the Monteiro municipality. In our work teaching practices are interpreted as part of the epistemology proper to the mathematics teacher. Using the texts of Becker (2012), D'Amore (2007), among others. We try to understand the elements of this epistemology, that is, of these teaching practices, to emerge in the discourse of the rural school mathematics teacher. We start with the hypothesis that the field education teacher transfers conceptions of mathematics teaching that are present in a more classical approach to mathematics. If this hypothesis is confirmed, we hope to bring contributions to the debate on mathematics teaching that meets the demands of rural education, since as Becker (2012) observes, in this more classic conception of mathematics teaching, the emphasis is placed on the resolution Exercise and Memorization are the main ways to learn math. Our research question was: what elements make up the epistemology of the mathematics teacher of a rural school in the municipality of Monteiro? As theoretical references, we use texts related to Didactics of Mathematics, in addition to the writings of Becker (2012) and D'Amore (2007). The methodology of the research followed a qualitative line, because we understand that, in order to understand the teachers' discourse, we needed to interpret these discourses in depth. For this, the interviews were carried out through a semi-structured questionnaire, according to Minayo (2004). Three teachers, one of them working in the rural school and the others in the urban area of the municipality of Monteiro, were subjects of this research. For the analysis of the questionnaire we use the texts of Becker (2012) and the results of his research on teaching epistemology. The research results indicate that teachers reveal an epistemology close to the common-sense epistemology of mathematics teaching, so that this epistemology interferes with the way teachers view mathematics teaching in the field school.
Keywords: Ensino de matemática
Educação do campo
Professor de matemática-epistemologia
Mathematics teaching
Field education
Professor of mathematics-epistemology
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4729
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