Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4730
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARRUDA, M. A. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3299034710904382pt_BR
dc.contributor.advisor1MENEZES, Marcus Bessa de.-
dc.contributor.advisor1IDMENEZES, M. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.referee2SILVA, Patrício José Felix da.-
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo analisar se os Grupos Interativos de Matemática propiciam uma aprendizagem significativa para alunos da Educação Básica com voluntários. Para este fim, foi utilizado aulas práticas e questionários. No decorrido da pesquisa, focamos em estudos já existentes Rodriguês(2010), Nascimento(2015) entre outros, que ressaltam a importância desta prática educativa como sendo bastante relevante, por oportunizar aos discentes da Educação Básica a possibilidade de desenvolverem habilidades que os auxiliam no despertar do interesse pelo espírito solidário dos alunos fazendo com que a aprendizagem seja consolidada de maneira mais rápida e com significado no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos matemático. Para o presente estudo, foram pesquisados voluntários, o professor(a) de matemática e alunos de uma escola pública da cidade de Livramento, na Paraíba. Trata-se de uma amostragem aleatória, por conveniência, composta por 29 pessoas sendo 8 voluntários, o professor da turma e 20 alunos. Para a presente pesquisa, utilizou-se três questionários. Os referidos instrumentos eram composto por 8 questões que tratam da importância dos grupos para a formação dos alunos. As análises dos resultados dos referidos questionários mostrou que os Grupos Interativos de Matemática desempenham um papel importante no ensino/aprendizagem de matemática, pois dos 29 entrevistados, 75% acharam que os mesmos são importantes para a formação do aluno. E dos 20 alunos pesquisados, 80%, afirmaram que estes lhes proporcionavam uma aprendizagem dos conteúdos com mais rapidez e eficiência. Os dados colhidos reforçam ainda a necessidade de políticas voltadas para a capacitação de docentes para essa finalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO ensino de matemática na educação básica com grupos interativos.pt_BR
dc.date.issued2018-03-22-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to analyze whether the Interactive Mathematics Groups provide meaningful learning for students of Basic Education with volunteers. For this purpose, practical classes and questionnaires were used. In the course of the research, we focus on studies that already exist Rodriguês (2010), Nascimento (2015), among others, that highlight the importances of this educational practice as being quite relevant, because it allows the students of Basic Education the possibility of developing skills that help them in the to awaken the interest for the solidary spirit of the students, making learning to be consolidated in a faster and meaningful way in the process of teaching mathematical content learning. For the present study, volunteers, the mathematics teacher and students of a public school in the city of Livramento, Paraíba, were surveyed. It is a random sample, for convenience, composed of 29 people, including 8 volunteers, the class teacher and 20 students. For the present research, three questionnaires was used. These instruments were composed of 8 questions that deal with the importance of groups for the training of students. The analysis of the results of these questionnaires showed that the Interactive Mathematics Groups play an important role in the teaching / learning of mathematics, because of the 29 interviewees, 75% thought that they are important for the formation of the student. And of the 20 students surveyed, 80% said that they provided them with a faster and more efficient learning of content. The data collected reinfoce the need for policies aimed at training teachers for this purpose.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4730-
dc.date.accessioned2019-07-05T11:17:48Z-
dc.date.available2019-07-05-
dc.date.available2019-07-05T11:17:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectGrupos interativospt_BR
dc.subjectGrupos interativospt_BR
dc.subjectTrabalho voluntáriopt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectInteractive Groupspt_BR
dc.subjectInteractive Groupspt_BR
dc.subjectVolunteer workpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARRUDA, Maria Aparecida Almeida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of mathematics in basic education with interactive groups.pt_BR
dc.identifier.citationARRUDA, Maria Aparecida Almeida. O ensino de matemática na educação básica com grupos interativos. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA APARECIDA ALMEIDA ARRUDA - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018..pdfMaria Aparecida Almeida Arruda - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018.1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.