Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4734
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, J. P. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE, N. I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.contributor.referee1MENEZES, Marcus Bessa de.-
dc.contributor.referee2AQUINO FILHO, Rivaldo Bezerra de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.araujo2-
dc.description.resumoO presente trabalho, tem por objetivo debater sobre a necessidade de desenvolver práticas de ensino da matemática de forma contextualizada com o cotidiano do aluno no semiárido nordestino, buscando leva-los a um maior êxito no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, como demonstração para uma possível contextualização da matemática, utilizamos elementos matemáticos do cotidiano dos profissionais técnicos da CAGEPA – Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, para vislumbrar a promoção de seu ensino nas escolas, aproximando contextos do cotidiano da população. Partimos da realidade que vivemos, ou seja, uma época de longa estiagem e uma crise no abastecimento de água no Cariri Ocidental da Paraíba e essa problemática pode vir a gerar várias contextualizações para o ensino da matemática, com propriedade, pois é uma situação vivida cotidianamente. Sabemos que algumas expressões surgem na mídia, nas rodas de conversa e etc., onde nelas estão contidos vários elementos matemáticos falados cotidianamente, como: "Volume morto", "10% da capacidade" e vários outros e até mesmo a própria palavra "racionamento". Então, a proposta desse artigo foi mostrar cenários de contextualização, a partir da realidade de uma categoria profissional, muito interligada a realidade do semiárido paraibano. Foi possível mostrar que os cenários, juntamente com a análise de um questionário semiestruturado aplicado junto a população, que são vários os elementos existentes para uso em sala de aula, o que possibilita aproximar a matemática do cotidiano, das profissões e da escola num objetivo comum, que é a aprendizagem de forma consistente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleElementos matemáticos existentes no cotidiano de um profissional técnico da cagepa.pt_BR
dc.date.issued2018-04-19-
dc.description.abstractThe present work aims to discuss the need to develop mathematical teaching practices in a contextualized way with the students' daily life in the northeastern semi-arid region, seeking to lead them to greater success in the teaching and learning process. Therefore, as a demonstration for a possible contextualization of mathematics, we use mathematical elements of the daily life of the technical professionals of CAGEPA - Companhia de Água e Esgotos de Paraíba, to envisage the promotion of its teaching in schools, approaching contexts of the daily life of the population. We start from the reality that we live in, that is, a time of long drought and a crisis in the water supply in the Western Cariri of Paraíba and this problematic can come to generate several contextualizations for the teaching of mathematics, properly, since it is a situation lived daily . We know that some expressions emerge in the media, on the talk wheels, etc., where there are contained in them several mathematical elements spoken daily, such as: "Dead volume", "10% capacity" and several others and even the very word "rationing" ". So, the purpose of this article was to show scenarios of contextualization from the reality of a professional category, closely interlinked with the reality of the semi-arid Paraíba. It was possible to show that the scenarios, together with the analysis of a semistructured questionnaire applied to the population, which are several elements for use in the classroom, which makes it possible to bring the mathematics of daily life, professions and school into a common goal , which is learning consistently.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4734-
dc.date.accessioned2019-07-05T11:35:34Z-
dc.date.available2019-07-05-
dc.date.available2019-07-05T11:35:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectElementos cotidianospt_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectEveryday elementspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, José da Paz Marculino de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMathematical elements existent in the daily life of a professional technician of cagepa.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, José da Paz Marculino de. Elementos matemáticos existentes no cotidiano de um profissional técnico da cagepa. 2018. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4734pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ DA PAZ MARCULINO DE ARAÚJO - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfJosé da Paz Marculino de Araújo - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018416.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.