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dc.creator.IDSILVA, P. R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. I. A. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8980645523068866pt_BR
dc.contributor.referee1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee2SILVA, Luiz Antônio Coelho da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2017.tccartigo.silva5-
dc.description.resumoO presente artigo apresenta a analise do funcionamento da escola Municipal Irineu Severo no município de Sumé, com esse enfoque tomamos a interpretação do artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nos propomos a entender como se organiza a gestão democrática, para isso tratamos do surgimento histórico do que se entende por gestão democrática e da interpretação da Constituição Federal Brasileira no que se refere a abertura democrática na década de 1980, com essa introdução passamos a expor a autonomia do sujeito e das instituições sociais dentro do espaço da escola bem como da responsabilidade diante do serviço público prestado nessa unidade escolar. Tomamos aqui a termo a análise do que se entende como democrático e como republicano, levando em consideração a responsabilidade de ambos os agentes em diversas esferas, para isso os conselhos tais como o a Associação de Pais e mestres e do Conselho escolar como instância dotada de quatro funções específicas que visam orientar e encaminhar as ações deliberadas em conjunto com vistas ao bem comum, por fim nossas considerações levam ao entendimento de quem com essas esferas de atuação a escola tem sim uma atuação democrática, limitada certamente por esferas superiores no que se refere a certos encaminhamentos prefixados, no entanto, as decisões tomadas em conjunto expõem de forma compreensiva o poder que a democracia realiza mesmo em pequenas esferas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleUma análise da gestão democrática na escola municipal Irineu Severo de Macedo, conforme o art.14 e 15 da LDB.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThis article presents the analysis of the operation of the Irineu Severo Municipal School in the municipality of Sumé. With this approach we take the interpretation of article 14 of the Law of Guidelines and Bases of Education, we propose to understand how democratic management is organized. The historical emergence of what is meant by democratic management and the interpretation of the Brazilian Federal Constitution regarding democratic opening in the 1980s, with this introduction we begin to expose the autonomy of the subject and social institutions within the school space as well as the Public service provided in this school unit. We have here concluded the analysis of what is understood as democratic and republican, taking into account the responsibility of both agents in various spheres, for this the councils such as the Association of Parents and teachers and the School Council as a body with four Specific functions that aim to guide and direct deliberate actions together for the common good, finally our considerations lead to the understanding of who with these spheres of action, the school has a democratic performance, limited certainly by higher spheres with regard to Certain prefixed referrals, however, the decisions taken collectively expose in a comprehensive way the power that democracy accomplishes even in small spheres.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4788-
dc.date.accessioned2019-07-09T11:29:52Z-
dc.date.available2019-07-09-
dc.date.available2019-07-09T11:29:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectConselho escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDemocracypt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectSchool councilpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Paloma Rafaela de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of democratic management in the municipal school Irineu Severo de Macedo, according to article 14 and 15 of the LDB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Paloma Rafaela de Souza. Uma análise da gestão democrática na escola municipal Irineu Severo de Macedo, conforme o art.14 e 15 da LDB. 2017. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4788pt_BR
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