Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4793
Title: Comportamento de compra e questões ambientais: um estudo com professores da educação básica.
Other Titles: Purchase behavior and environmental issues: a study with teachers of basic education.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Eliane da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FREITAS, Lúcia Santana de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARACAJÁ, Kettrin Farias Bem.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARTINS, Maria de Fátima.
Keywords: Questões ambientais;Marketing verde;Comportamento do consumidor;Environmental issues;Green marketing;Consumer behavior
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Eliane da Silva. Comportamento de compra e questões ambientais: um estudo com professores da educação básica. 2017. 70 f. (Trabalho de conclusão de curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4793
???metadata.dc.description.resumo???: A preocupação com o meio ambiente tem se intensificado cada vez mais nas últimas décadas provocando mudanças no comportamento dos indivíduos. Nesse contexto surge um novo tipo de consumidor, considerados verdes ou ecológicos, o qual passou a ser cada vez mais preocupados e exigentes com as questões ambientais. Como uma forma de atender esse perfil, as empresas começaram a aderir às estratégias do marketing verde com o objetivo de satisfazê-los e também criar uma imagem positiva para a sociedade. Este trabalho visa analisar as influências das questões ambientais no comportamento de compra dos professores da rede pública de ensino básico da cidade de Riacho de Santo Antônio-PB. Tem como objetivos específicos: identificar que aspectos ambientais interferem no comportamento de consumo, mostrar as inquietações em relação à problemática ambiental, verificar o posicionamento dos professores em relação ao ativismo ambiental, verificar sobre o conhecimento da problemática ambiental e finanças, por último apontar as ações relativas ao consumo consciente. A fundamentação teórica teve embasamento sobre questões ambientais, marketing verde, comportamento de compra do consumidor. Trouxe algumas contribuições de trabalhos já existentes destacando-se resultados importantes para a área pesquisada. Quanto à metodologia utilizada, a pesquisa se caracteriza como descritiva e quantitativa. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado em duas partes, o qual foi seguido a proposta de Carvalho e Freitas (2013). A primeira com 12 questões sobre o perfil socioeconômico dos respondentes, a segunda com 1 questão aberta e 29 variáveis em escala do tipo Likert relacionadas a conteúdos sobre consumo e meio ambiente. Foram aplicados 48 questionários correspondendo a 100%, ou seja, atingiu-se todo o universo da pesquisa. Em relação à análise dos dados, utilizou-se a frequência, tabularam-se os dados os quais foram expostos em gráficos no Excel. Os resultados caracterizam o perfil dos respondentes destacando-se um maior percentual de mulheres, casados, com filhos, faixa etária acima de 40 anos e renda familiar até três salários mínimos. Para a segunda parte, agruparam-se as variáveis em sete dimensões. Observa-se que a maioria das dimensões foram avaliadas positivamente: comportamento do consumidor em relação ao meio ambiente (51,7%.), inquietação e irritação em relação à problemática ambiental (82,8%), conhecimento da problemática ambiental e fator econômico (93,1%), falta de preocupação com o meio ambiente (discordância de 68,8%), consumo consciente (78,5%), exceto ativismo ambiental (36,7%). Após a análise de cada dimensão pode-se dizer que no geral as questões ambientais influenciam no comportamento de compra dos professores. Apenas em uma dimensão, ativismo ambiental, não houve maioria de concordância, não sendo considerados ativistas, mas quando se volta a ações de cunho individual observam-se maiores participações.
Abstract: Concern about the environment has intensified more and more in recent decades, causing changes in the behavior of individuals. In this context emerges a new type of consumer, considered green or ecological, which has become increasingly more concerned about and demanding environmental issues. As a way to meet this profile, companies have begun to adhere to green marketing strategies with the aim of satisfying them and also creating a positive image for society. This study aims to analyze the influence of environmental issues on the purchasing behavior of teachers in the public school of the city of Riacho de Santo Antônio-PB. Its specific objectives are this research; Identify environmental issues that interfere with consumer behavior, show concern about environmental issues, verify teachers' positioning in relation to environmental activism, check on knowledge of environmental issues and finance, and finally point out actions related to conscious consumption. The theoretical basis was based on environmental issues, green marketing, consumer buying behavior. He brought some contributions of already existing works highlighting important results for the researched area. Regarding the methodology used, the research is characterized as descriptive and quantitative. For data collection, a questionnaire structured in two parts was used, which was followed by the proposal of Carvalho and Freitas (2013). The first one with 12 questions about the socioeconomic profile of the respondents, the second with 1 open question and 29 variables on a Likert type scale related to contents about consumption and environment. A total of 48 questionnaires corresponding to 100% were applied, that is, the entire research universe was reached. In relation to data analysis, frequency was used, data were tabulated and they were exposed in graphs in Excel. The results characterize the profile of the respondents, with a higher percentage of women, married, with children, age group over 40 and family income up to three minimum wages. For the second part, the variables were grouped into seven dimensions. It is observed that most of the dimensions were evaluated positively: consumer behavior in relation to the environment (51.7%), restlessness and irritation in relation to environmental problems (82.8%), knowledge of the environmental problem and economic factor (93.1%), lack of concern about the environment (68.8% disagreement), and conscious consumption (78.5%), except environmental activism (36.7%). After analyzing each dimension we can say that in general to environmental issues influence on the buying behavior of teachers. Only in one dimension, environmental activism, there was no majority of agreement, not being considered activists, but when one turns to individual actions, larger participation is observed.
Keywords: Questões ambientais
Marketing verde
Comportamento do consumidor
Environmental issues
Green marketing
Consumer behavior
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4793
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIANE DA SILVA ANDRADE - MONOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO CH 2017.pdfEliane da Silva Andrade - Monografia Administração CH 2017 787.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.