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Title: Evidências de troca e criação de valor em empresas que adotaram a estratégia de redes de cooperação: o caso da Rede Amig.
Other Titles: Evidence of exchange and value creation in companies that have adopted the cooperation networks strategy: the case of Rede Amig.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Francisco Macgyver Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Verônica.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTI, Elmano.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORREIA, Suzane.
???metadata.dc.contributor.referee3???: Suzanne
Keywords: Redes interorganizacionais;Competitividade;Pequenas Empresas de Varejos de Supermercados;Interorganizational networks;Competitiveness;Small retail supermarkets
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Francisco Macgyver Silva. Evidências de troca e criação de valor em empresas que adotaram a estratégia de redes de cooperação: o caso da Rede Amig. 2017. 56 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Em busca de encontrar maneiras das pequenas e médias empresas se destacarem nesse mercado altamente competitivo, as redes interoganizacionais conseguiram suprir um papel crucial para sobrevivências das mesmas. O setor varejista de supermercados é um dos principais que utilizam esta estratégia, devido as grandes empresas estarem cada vez mais presentes no mercado brasileiro. Assim, pequenos e médios supermercadistas buscam auxilio a redes de cooperação a fim de buscar seu espaço no mercado. Dentro desse contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar as evidências da adoção da estratégia de rede na criação e troca de valor para as empresas associadas à Rede Amig Supermercados, na cidade de Iguatu – CE. A pesquisa caracteriza como um levantamento de natureza descritiva. Houve um questionário aplicado a 12 respondentes todos associados à rede em questão. Diante disso as variáveis melhores avaliadas foram Melhorias; Aquisição; Inovações e Produtos, processos e serviços e as piores foram Infraestrutura e tecnologias e Relação com o cliente, mostrando assim que a rede consegue ser eficaz trazendo benefícios para as empresas associadas.
Abstract: In search of finding the small and medium sized companies stand out in this highly competitive market, as inter-national networks have been able to play a crucial role in their survival. The supermarket retail sector is one of the main companies that use this strategy, since large companies are increasingly present in the Brazilian market. Thus, small and medium supermarkets seek to help a cooperation networks in order to seek their space in the market. Within the context, the present study had as objective to identify as evidences of the adoption of the network strategy in the creation and exchange of value for the companies associated to the Amig Supermarkets Network, in the city of Iguatu - CE. The research characterizes as a survey of descriptive nature. There was a questionnaire applied to 12 respondents all associated with the network in question. The questionnaires seek to find out the degree of agreement of the elements in relation to six analyzed variables. The best variables evaluated were improvements; Acquisition; Innovations and Products, processes and services and infrastructures Infrastructure and technologies and Customer relationship.
Keywords: Redes interorganizacionais
Competitividade
Pequenas Empresas de Varejos de Supermercados
Interorganizational networks
Competitiveness
Small retail supermarkets
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4794
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