Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMATIAS, C. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Verônica Macário de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, V. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5942955873045875pt_BR
dc.contributor.referee1BALBINO, Débora Prazeres.-
dc.contributor.referee1IDBALBINO, D. P.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339310049708008pt_BR
dc.contributor.referee2CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.-
dc.contributor.referee2IDCORREIA, S. É. N.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431849242809370pt_BR
dc.description.resumoAtualmente o consumo de produtos de luxo falsificados vem se destacando no mercado brasileiro. A falsificação pode ser considerada como reprodução de produtos e uso da marca sem autorização, de maneira a gerar benefícios econômicos para os fraudadores e, por outro lado, causar prejuízos às empresas. Entretanto, há motivações sociais e de valor simbólico que conduzem alguns consumidores a adotarem esta prática de consumo, dentre os quais se destacam o público jovem. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi analisar o comportamento de consumo de jovens universitários da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) quanto ao consumo de produtos de luxo falsificado. Para tanto, foi realizado um levantamento de natureza descritiva e quantitativa realizado com uma amostra de 392 estudantes da UFCG. Os resultados traçam o perfil dos jovens investigados e mostram que 65,05% dos respondentes consomem produtos de luxo falsificados e a predominância da frequência de compra se dá pelo menos uma vez a cada trimestre. Os produtos mais consumidos por este público foram roupas, relógios, bolsas, sapatos e acessórios como brincos e pulseiras. A pesquisa evidenciou também que os jovens universitários consomem falsificações para alcançar a aceitação em seus determinados grupos sociais e estes acreditam que as marcas simbolizam status social, se enquadrando na função de ajustamento social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleConsumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2017-03-
dc.description.abstractCurrently, the use of falsified luxury goods is becoming prominent in Brazilian market. Falsification can be considered as products reproduction and unauthorized use of brands, in order to create economic benefits to fraudsters and, in other hand, to cause loss to companies. However, there are social and symbolic motivations that drive some consumers, such as the young public, to adopt this practice. Therefore, the purpose of this research was to analyze the consumption behavior of young students from Federal University of Campina Grande (UFCG) when it comes to consumption of falsified luxury goods. Hence, it was made a quantitative and qualitative survey, using a sample space of 392 UFCG students. The results expose the researched students’ profile, showing that 65,05% of them consume falsified luxury goods and the majority of the shopping occur at least once a trimester. The most purchased products by this public was clothing, clocks, purses, shoes and accessories like earrings and bracelets. The research also evidenced that young students consume falsified products to reach acceptance in their determined social groups and they believe that these brands represent social status, functioning as a social fitting element.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795-
dc.date.accessioned2019-07-09T11:53:11Z-
dc.date.available2019-07-09-
dc.date.available2019-07-09T11:53:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectFalsificaçõespt_BR
dc.subjectLuxopt_BR
dc.subjectJovens universitáriospt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectFalsificationpt_BR
dc.subjectLuxurypt_BR
dc.subjectYoung university students.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMATIAS, Cláudia Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConsumption of fake luxury products: the case of young university students of the UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationMATIAS, Cláudia Ferreira. Consumo de produtos de luxo falsificados: o caso de jovens universitários da UFCG, Paraíba 2017. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4795pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLÁUDIA FERREIRA MATIAS - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2017.pdfCláudia Ferreira Matias - Relatório de Estágio Administração CH 2017713.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.