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Title: Da necessidade de uma “nova” escola só para moças: Henrique Castriciano de Souza e a modernidade pedagógica norte-riograndense (1911-1923).
???metadata.dc.creator???: MARQUES NETO, Cosme Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Regina Coeli.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ROCHA, Raimundo Nonato Araújo da.
Keywords: Modernidade Pedagógica;Educação Feminina;Identidade e Diferença;Representações Sociais
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARQUES NETO, C. F. Da necessidade de uma “nova” escola só para moças: Henrique Castriciano de Souza e a modernidade pedagógica norte-riograndense (1911-1923). 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/481
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho visa examinar o projeto de modernidade pedagógica engendrado por Henrique Castriciano de Souza (1874 – 1947), que inaugurou um “pensar de outro modo” a educação moderna no Rio Grande do Norte, já que construiu novas formas de cada educanda se relacionar consigo mesma e com outrem, forjando novas estratégias políticas para a educação. Nascido na cidade de Macaíba, interior do RN, Castriciano foi apadrinhado pela oligarquia Albuquerque Maranhão, o que lhe permitiu desfrutar de uma posição de relevo na sociedade potiguar do começo do século XX. Graças à sua atuação na imprensa, sobretudo no jornal A República, pôde veicular suas ideias acerca da educação feminina no estado. Após uma estada na Europa (1909 – 1910), fundou as instituições que foram o cerne de seu projeto de modernidade pedagógica: a Liga de Ensino do Rio Grande do Norte (1911) e a Escola Doméstica de Natal (1914). Com esta, sob a influência de teorias europeias – notadamente a pedagogia ménagère –, pretendia que as mulheres potiguares dispusessem duma educação mais “sólida”, dita “científica”, baseada nas lides domésticas e num ensino teórico mais acurado. Dessarte, elas empreenderiam uma genuína “regeneração” na sociedade brasileira, já que ministrariam ensinamentos mais “cordatos” a seus filhos na primeira infância. Apesar das limitações dessa escola, sua importância não pode ser obliterada, pois diplomou mulheres que, devido aos conhecimentos adquiridos na instituição, puderam reforçar e, nalguns casos, encabeçar o orçamento familiar. Quanto aos referenciais teóricos, valemonos dos conceitos de moderno, modernidade e modernização (David Harvey et al.) , das noções de identidade e diferença (Estudos Culturais), e de práticas e representações sociais (Roger Chartier), da ideia de dialogismo (Mikhail Bakthin) e do conceito de habitus (Norbert Elias). No tocante às fontes, à luz da análise de sistemas de referência e da isotopia, metodologias emprestadas da Linguística, usamos os três volumes de Henrique Castriciano: seleta (textos e poesias), que contêm boa parte da produção escrita de Castriciano, e documentos referentes à Escola Doméstica de Natal e às produções de suas alunas.
Abstract: This paper aims to examine the project of modern pedagogical engendered by Henrique de Souza Castriciano (1874 – 1947), which opened a "think otherwise" modern education in Rio Grande do Norte, since built new forms of each student relates with itself and others, forging new political strategies for education. Born in Macaíba, interior RN, Castriciano was sponsored by the oligarchy Albuquerque Maranhão, which allowed him to enjoy a prominent position in the Potiguar society of the early twentieth century. Thanks to his performance in the press, particularly the newspaper The Republic, could convey their ideas about female education in the state. After a stay in Europe (1909 - 1910), founded the institutions that were the core of his pedagogical project of modernity: the League of Rio Grande do Norte Education (1911) and the Domestic School of Natal (1914). With this, under the influence of European theories – notably ménagère pedagogy – meant that potiguares women disposed an education more "solid", said "science" based on domestic chores and a theoretical more accurate. This way, they have undertaken a genuine "regeneration" in Brazilian society, as would minister teachings more "sane" to their children in early childhood. Despite the limitations of this school, its importance can not be obliterated, because women who graduated because of the knowledge acquired in the institution, could strengthen and, in some cases, lead the family budget. As for the theoretical framework, we make use of modern concepts, modernity and modernization (David Harvey et al.), t he notions of identity and difference (Cultural Studies), and social practices and representations (Roger Chartier), the idea of dialogism (Mikhail Bakhtin) and the concept of habitus (Norbert Elias). With regard to sources, in the light of the reference systems analysis and isotope, borrowed methods of linguistics, we use the three volumes of Henrique Castriciano: select (texts and poetry), which contain much of the written production of Castriciano and documents relating the Domestic School of Natal and productions of his students.
Keywords: Modernidade Pedagógica
Educação Feminina
Identidade e Diferença
Representações Sociais
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/481
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

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