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Title: Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB.
Other Titles: Representations attributed to the indigenous through the images in the textbooks of history and sociology of secondary education in Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Anessa Fernanda da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Luciana Maria Ribeiro de.
Keywords: Representações indígenas;Curriculo e indigenismo;Livros didáticos – história e sociologia;Indigenous representations;Curriculum and Indigenism;Didactic books - history and sociology
Issue Date: 19-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Anessa Fernanda da. Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB. 2017. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4824
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho trata das representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de História e Sociologia do Ensino Médio do Ensino Médio em Sumé-PB. O objetivo geral do trabalho foi compreender os significados das representações indígenas apresentadas pelos referidos livros didáticos. Adotamos como abordagem teórica os estudos das Epistemologias do Sul (QUIJANO, 2005; SANTOS, 2010) na busca de desnaturalizar e tratar das representações indígenas a partir do próprio locus de enunciação (MIGNOLO, 2005) dos povos indígenas. Utilizamos como categorias teóricas o currículo, enfocando os livros enquanto textos de currículos escritos que corporificam práticas curriculares resultantes de seleção cultural e identidade indígena, como o propósito de compreender os lugares e marcas identitárias desses povos. Realizamos uma pesquisa qualitativa seguindo as etapas propostas por Minayo (2012) e organizamos e analisamos os dados segundo a técnica da análise de conteúdo, de acordo com Bardin (2011). Os resultados demonstram três grandes grupos de sentido para a presença indígena, sendo eles: descobrimento, espaços ocupados pelos indígenas e globalização. Ressaltamos que as abordagens usadas nos livros didáticos tratam predominantemente, o indígena de maneira colonial.
Abstract: This work deals with the representations attributed to the indigenous through the images in the didactic books of History and Sociology of Secondary Education in Sumé-PB. The general objective of the work was to understand the meanings of the indigenous representations presented by referred textbooks. We adopted as theoretical approach the studies of the Southern Epistemologies (QUIJANO, 2005; SANTOS, 2010) in the quest to denaturalize and deal with the indigenous representations from the very locus of enunciation (MIGNOLO, 2005) of indigenous peoples. We used as theoretical categories curriculum, focusing on books as texts of written curricula that embody curricular practices resulting from cultural selection and indigenous identity, as the purpose of understanding the places and identity marks of these peoples. We performed a qualitative research following the steps proposed by Minayo (2012) and organized and analyzed data according to the technique of Content Analysis, according to Bardin (2011). The results demonstrate three major groups of sense for the indigenous presence, being: discovery, spaces occupied by indigenous peoples and gobalization. We emphasize that the approaches used in the didatic books treat, predominantly, the indian in a colonial way.
Keywords: Representações indígenas
Curriculo e indigenismo
Livros didáticos – história e sociologia
Indigenous representations
Curriculum and Indigenism
Didactic books - history and sociology
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4824
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

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