Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4827
Title: Uma pauta necessária e um desafio na formação de alunas e alunos do curso de licenciatura em ciências sociais do CDSA/UFCG.
Other Titles: A necessary agenda and a challenge in the training of students and students of the licenciatura degree in social sciences of the CDSA / UFCG.
???metadata.dc.creator???: RIBEIRO, Fábia Bezerra.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Isaac Alexandre da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CRUZ, Carla Mailde Feitosa.
Keywords: Gênero e escola;Questão de gênero e formação superior;Diversidade;Gender and school;Gender issues and higher education;Diversity
Issue Date: 21-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RIBEIRO,Fábia Bezerra. Uma pauta necessária e um desafio na formação de alunas e alunos do curso de licenciatura em ciências sociais do CDSA/UFCG. 2017. 83f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4827
???metadata.dc.description.resumo???: A desigualdade de gênero é um fenômeno ainda presente na sociedade contemporânea, apesar das lutas históricas dos movimentos feministas que vem se desenvolvendo desde o início no século XIX. Embora algumas conquistas importantes tenham sido alcançadas e paradigmas hegemônicos tenham sido questionados, a desigualdade entre homens e mulheres precisa ser tomada como objeto de discussão e ser enfrentada nos vários espaços da sociedade. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo analisar como a temática da desigualdade de gênero é concebida pelas alunas e alunos do 8° período do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais do CDSA/UFCG, tendo em vista captar alguns sinais que possam evidenciar a contribuição deste curso nas questões relacionadas à temática tratada nesta monografia. Para isso, optou-se pela pesquisa exploratória de caráter qualitativo, com a utilização da técnica de entrevista semiaberta, envolvendo três (03) pessoas, sendo uma do sexo masculino e duas do feminino, que vivenciaram algumas experiências relacionadas ao tema analisado. Os resultados dessa pesquisa mostraram que a temática de gênero é um conteúdo de interesse das pessoas entrevistadas e que as mesmas se posicionam criticamente com relação às questões de gênero. Quanto à formação que é desenvolvida no curso de Ciências Sociais, vimos que ela oportuniza aos educandos e educandos algumas experiências importantes relacionadas à questão de gênero, principalmente nos projetos e nos grupos de estudos e pesquisa. Nesse sentido é importante dizer que todas as pessoas entrevistadas participaram desses espaços formativos e, além disso, têm colocado em prática na sala de aula as aprendizagens construídas no decorrer dessas experiências formativas. Enquanto campo disciplinar do curso, vimos como limite o fato de o curso oferecer a disciplina de gênero apenas como optativa, o que quer dizer que nem todo alunado vai cursá-la.
Abstract: Gender inequality is a phenomenon still present in contemporary society, despite the historical struggles of the feminist movements that have been developing since the beginning of the nineteenth century. Although some important achievements have been achieved and hegemonic paradigms have been questioned, inequality between men and women must be taken as an object of discussion and be addressed in the various spaces of society. In this sense, this paper aims to analyze how gender inequality is conceived by the students and students of the 8th period of the Degree in Social Sciences of the CDSA / UFCG, in order to capture some signs that may highlight the contribution of this course in the issues related to the theme dealt with in this monograph. For this, the exploratory research of a qualitative nature was chosen, using a semi-open interview technique, involving three (03) people, one male and two female, who experienced some experiences related to the subject analyzed. The results of this research showed that the gender theme is a content of interest to the people interviewed and that they are critically positioned in relation to gender issues. As for the training that is developed in the course of Social Sciences, we have seen that it gives students and learners some important experiences related to the gender issue, especially in the projects and in the study and research groups. In this sense, it is important to say that all the people interviewed participated in these formative spaces and, in addition, have put into practice in the classroom the learning built during these formative experiences. As a disciplinary field of the course, we have seen as limiting the fact that the course, offers the discipline of gender only as an option, which means that not all students will attend it.
Keywords: Gênero e escola
Questão de gênero e formação superior
Diversidade
Gender and school
Gender issues and higher education
Diversity
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4827
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FÁBIA BEZERRA RIBEIRO - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2017..pdfFábia Bezerra Ribeiro - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2017. 566.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.