Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828
Title: A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA.
Other Titles: The importance of using the textbook in the discipline of sociology in the EJA teaching modality.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Fernanda de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Isaac Alexandre da.
Keywords: Ensino de sociologia - EJA;Educação de jovens e adultos - sociologia;Sociologia – livro didático;Teaching sociology - EJA;Youth and adult education - sociology;Sociology - textbook
Issue Date: 21-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Fernanda de Sousa. A importância do uso do livro didático na disciplina de sociologia na modalidade de ensino EJA. 2017. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objetivo discutir e compreender como os professores da modalidade de ensino EJA, na disciplina de sociologia, utiliza o livro didático. Com o intuito de compreender o ensino/aprendizagem dos (as) alunos (as). Foi uma pesquisa de âmbito qualitativo utilizando as seguintes técnicas, questionário, entrevistas, observações participante, conversas informais, com os (as) alunos (as) e professores (as). Foram analisadas as aulas dos professores da disciplina de sociologia, e aplicado questionário com os (as) alunos (as) desta modalidade de ensino médio EJA sobre o entendimento deles sobre o conhecimento sociológico e o que o uso do livro didático provoca nestes sujeitos, seguindo como referencial a obra de Quézia Furtado, com o livro “Produção do Fracasso no Processo de Escolarização” (2009), que analisa o fracasso escolar na modalidade de EJA. Os resultados obtidos foram que o professor que tem como auxilio para ministrar aula o livro didático consegue interação e aprendizagem dos (as) alunos (as) e aqueles que não usam com frequência o livro didático como suporte para as aulas não conseguem interagir com os(as) alunos (as) e pouco entendimento destes sujeitos na disciplina de sociologia. No entanto, foi detectado que na modalidade de ensino EJA, na disciplina de sociologia a utilização do livro didático torna-se essencial para adquirir êxito no ensino.
Abstract: This work aims to discuss and understand how the teachers of the EJA teaching modality, in the discipline of sociology, uses the textbook. In order to understand the teaching / learning of the students. It was a qualitative research using the following techniques, questionnaire, interviews, participant observations, informal conversations, with the students and teachers. The classes of the teachers of the sociology discipline were analyzed, and a questionnaire was applied with the students of this modality of EJA high school on their understanding of sociological knowledge and what the use of the textbook provokes in these subjects, following as reference the work of Quézia Furtado, with the book "Production of Failure in the Process of Schooling" (2009), which analyzes school failure in the EJA modality. The results obtained were that the teacher who has as a help to teach the textbook the interaction and learning of the students and those who do not use the textbook frequently as a support for the classes can not interact with the as) students and little understanding of these subjects in the discipline of sociology. However, it was detected that in the EJA teaching modality, in the discipline of sociology the use of the textbook becomes essential to succeed in teaching.
Keywords: Ensino de sociologia - EJA
Educação de jovens e adultos - sociologia
Sociologia – livro didático
Teaching sociology - EJA
Youth and adult education - sociology
Sociology - textbook
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4828
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA DE SOUSA RODRIGUES - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2017..pdfFernanda de Sousa Rodrigues - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2017. 376.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.