Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833
Title: Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem.
Other Titles: Chalice, remove this cup from me: the teaching of sociology, teacher training and learning.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Samara Filismino de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TORRES, Denise Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
Keywords: Ensino de sociologia;Didática e sociologia;Aprendizagem em sociologia;Sociology teaching;Didactics and sociology;Learning in sociology
Issue Date: 21-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Samara Filismino de. Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem. 2017. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho objetiva analisar o Ensino de Sociologia no Ensino Médio, quais os métodos e didáticas utilizadas pelo docente e o impacto que produz no aprendizado dos educandos, isto é, uma análise sobre os modos de ensinar e os sentidos da aprendizagem, tomando como base o conceito de imaginação sociológica e a construção da autonomia. Para o levantamento de dados utilizamos a técnica de entrevistas para os docentes, e o grupo focal para os discentes, como análise dos dados recorremos ao método de análise do discurso, cuja suas raízes encontra-se no campo qualitativo. Como resultado da pesquisa pode-se perceber que o desafio para a aprendizagem do educando está no modo como o docente se relaciona com a disciplina, com os estudantes, se ele entende o papel/natureza da Sociologia também entende que a prática educativa deve ser realizada como um movimento dialógico aberto às várias possibilidades didáticas e metodológicas que poderão desenvolver autonomia e reflexão na vida dos jovens.
Abstract: This work aims to analyze the teaching of Sociology in high school, the methods and didactics used by the professors and the impact that it produces in the students' learning, that is, an analysis on the ways of teaching and the meanings of learning, based on the concept of sociological imagination and the construction of autonomy. For data collection it was used the technique of interviews for the professors and the focus group for the students, as data analysis we resort to the method of discourse analysis whose roots lie in the qualitative field. As a result of the research it can be seen that the challenge for the learner's learning is in the way the professor relates to the school subject, with the students, if he/she understands the role/nature of Sociology, and also understands that the educational practice should be performed as an open dialogical movement to the various didactic and methodological possibilities that can develop autonomy and reflection in young people’s lives.
Keywords: Ensino de sociologia
Didática e sociologia
Aprendizagem em sociologia
Sociology teaching
Didactics and sociology
Learning in sociology
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMARA FILISMINO DE LIMA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2017..pdfSamara Filismino de Lima - TCC Ciências Sociais CDSA 2017.819.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.