Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, S. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9991057690480465pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, W. G. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710716878516059pt_BR
dc.contributor.referee1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee2SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.lima2-
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva analisar o Ensino de Sociologia no Ensino Médio, quais os métodos e didáticas utilizadas pelo docente e o impacto que produz no aprendizado dos educandos, isto é, uma análise sobre os modos de ensinar e os sentidos da aprendizagem, tomando como base o conceito de imaginação sociológica e a construção da autonomia. Para o levantamento de dados utilizamos a técnica de entrevistas para os docentes, e o grupo focal para os discentes, como análise dos dados recorremos ao método de análise do discurso, cuja suas raízes encontra-se no campo qualitativo. Como resultado da pesquisa pode-se perceber que o desafio para a aprendizagem do educando está no modo como o docente se relaciona com a disciplina, com os estudantes, se ele entende o papel/natureza da Sociologia também entende que a prática educativa deve ser realizada como um movimento dialógico aberto às várias possibilidades didáticas e metodológicas que poderão desenvolver autonomia e reflexão na vida dos jovens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleCálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2017-09-21-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the teaching of Sociology in high school, the methods and didactics used by the professors and the impact that it produces in the students' learning, that is, an analysis on the ways of teaching and the meanings of learning, based on the concept of sociological imagination and the construction of autonomy. For data collection it was used the technique of interviews for the professors and the focus group for the students, as data analysis we resort to the method of discourse analysis whose roots lie in the qualitative field. As a result of the research it can be seen that the challenge for the learner's learning is in the way the professor relates to the school subject, with the students, if he/she understands the role/nature of Sociology, and also understands that the educational practice should be performed as an open dialogical movement to the various didactic and methodological possibilities that can develop autonomy and reflection in young people’s lives.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833-
dc.date.accessioned2019-07-11T10:34:44Z-
dc.date.available2019-07-11-
dc.date.available2019-07-11T10:34:44Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectDidática e sociologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem em sociologiapt_BR
dc.subjectSociology teachingpt_BR
dc.subjectDidactics and sociologypt_BR
dc.subjectLearning in sociologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Samara Filismino de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChalice, remove this cup from me: the teaching of sociology, teacher training and learning.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Samara Filismino de. Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem. 2017. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMARA FILISMINO DE LIMA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2017..pdfSamara Filismino de Lima - TCC Ciências Sociais CDSA 2017.819.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.