Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4839
Title: A importância do livro didático de sociologia através da análise do PNLD em escolas do cariri ocidental da Paraíba.
Other Titles: The importance of the didactic book of sociology through the analysis of the PNLD in schools of the western Cariri of Paraíba.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Mirtys Maciel.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BATISTA, Tereza raquel Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.
Keywords: Educação;Ciências sociais - sociologia;Livro didático;Education;Social sciences - sociology;Textbook
Issue Date: 15-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Mirtys Maciel. A importância do livro didático de sociologia através da análise do PNLD em escolas do cariri ocidental da Paraíba. 2017. 78f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4839
???metadata.dc.description.resumo???: O Programa Nacional do Livro Didático, distribui gratuitamente os livros nas escolas públicas de todo o País, garantindo à todos os alunos da rede pública um melhor acesso para educação. O presente trabalho tem por objetivo analisar o Livro Didático de Sociologia e a sua relevância na sala de aula como ferramenta pedagógica de ensino, tanto na sala de aula, quanto fora dela. A metodologia da pesquisa possui caráter qualitativo exploratória, no qual será utilizado o método de Análise de conteúdo de Laurence Bardin(2009). A Análise de Conteúdo é uma metodologia utilizada em pesquisas tanto qualitativas quanto quantitativas, que busca descrever e interpretar documentos e textos. Essa análise nos possibilita uma reinterpretação de textos que vai além de uma leitura comum. Considerando a obra de Laurence Bardin(2009), observamos que o quanto a Análise de Conteúdo possui um suporte bastante significativo para os pesquisadores, técnica está que traz um leque de sentidos e significados na diversidade da pesquisa no meio acadêmico. Estudar o Livro Didático de Sociologia possibilitou uma observação da importância que o mesmo possui no âmbito escolar e no cotidiano dos estudantes. O Livro de Sociologia tem por objetivo auxiliar o professor e aluno na construção do conhecimento e tornar os alunos mais críticos. A análise do Livro possibilitou-me um melhor esclarecimento, acerca da sua utilização como ferramenta pedagógica no Cariri Ocidental Paraibano, a sua utilização é de suma importância para o meio educacional, possibilitando uma melhor construção para o conhecimento.
Abstract: The present work aims to analyze the Didactic Book of Sociology and its relevance in the classroom as a teaching pedagogical tool, both in the classroom and outside it. Through the National Book of the Didactic Book, the free distribution of the books in the public schools of the whole Country occurs, guaranteeing to all the students of the public net better access for education. The research methodology has an exploratory qualitative character, in which the content analysis method will be used. Content Analysis is a methodology used in both qualitative and quantitative research that seeks to describe and interpret documents and texts. This analysis enables us to reinterpret texts that go beyond a common reading. Considering the work of Laurence Bardin (2009), it is noticeable how much Content Analysis has a significant support for researchers, a technique that brings a range of meanings and meanings in the diversity of research in the academic world. Studying the Didactic Book of Sociology made it possible to observe the importance it has in school and in the daily life of students. The purpose of the Sociology Book is to assist the teacher and student in building knowledge and making students more critical. The analysis of the Book has enabled me to better clarify the use of this tool as a pedagogical tool in the Western Cariri Paraíba, its use is extremely important for the educational environment, enabling a better construction of knowledge.
Keywords: Educação
Ciências sociais - sociologia
Livro didático
Education
Social sciences - sociology
Textbook
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4839
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRTYS MACIEL ALVES - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2017..pdfMirtys Maciel Alves - TCC Ciências Sociais CDSA 2017. 616.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.