Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4839
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, M. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0877002765808086pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz.-
dc.contributor.advisor1IDCRUZ, K. C. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9810382232847717pt_BR
dc.contributor.referee1BATISTA, Tereza raquel Gomes.-
dc.contributor.referee2GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.alves2-
dc.description.resumoO Programa Nacional do Livro Didático, distribui gratuitamente os livros nas escolas públicas de todo o País, garantindo à todos os alunos da rede pública um melhor acesso para educação. O presente trabalho tem por objetivo analisar o Livro Didático de Sociologia e a sua relevância na sala de aula como ferramenta pedagógica de ensino, tanto na sala de aula, quanto fora dela. A metodologia da pesquisa possui caráter qualitativo exploratória, no qual será utilizado o método de Análise de conteúdo de Laurence Bardin(2009). A Análise de Conteúdo é uma metodologia utilizada em pesquisas tanto qualitativas quanto quantitativas, que busca descrever e interpretar documentos e textos. Essa análise nos possibilita uma reinterpretação de textos que vai além de uma leitura comum. Considerando a obra de Laurence Bardin(2009), observamos que o quanto a Análise de Conteúdo possui um suporte bastante significativo para os pesquisadores, técnica está que traz um leque de sentidos e significados na diversidade da pesquisa no meio acadêmico. Estudar o Livro Didático de Sociologia possibilitou uma observação da importância que o mesmo possui no âmbito escolar e no cotidiano dos estudantes. O Livro de Sociologia tem por objetivo auxiliar o professor e aluno na construção do conhecimento e tornar os alunos mais críticos. A análise do Livro possibilitou-me um melhor esclarecimento, acerca da sua utilização como ferramenta pedagógica no Cariri Ocidental Paraibano, a sua utilização é de suma importância para o meio educacional, possibilitando uma melhor construção para o conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA importância do livro didático de sociologia através da análise do PNLD em escolas do cariri ocidental da Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2017-09-15-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the Didactic Book of Sociology and its relevance in the classroom as a teaching pedagogical tool, both in the classroom and outside it. Through the National Book of the Didactic Book, the free distribution of the books in the public schools of the whole Country occurs, guaranteeing to all the students of the public net better access for education. The research methodology has an exploratory qualitative character, in which the content analysis method will be used. Content Analysis is a methodology used in both qualitative and quantitative research that seeks to describe and interpret documents and texts. This analysis enables us to reinterpret texts that go beyond a common reading. Considering the work of Laurence Bardin (2009), it is noticeable how much Content Analysis has a significant support for researchers, a technique that brings a range of meanings and meanings in the diversity of research in the academic world. Studying the Didactic Book of Sociology made it possible to observe the importance it has in school and in the daily life of students. The purpose of the Sociology Book is to assist the teacher and student in building knowledge and making students more critical. The analysis of the Book has enabled me to better clarify the use of this tool as a pedagogical tool in the Western Cariri Paraíba, its use is extremely important for the educational environment, enabling a better construction of knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4839-
dc.date.accessioned2019-07-11T11:19:56Z-
dc.date.available2019-07-11-
dc.date.available2019-07-11T11:19:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCiências sociais - sociologiapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSocial sciences - sociologypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Mirtys Maciel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of the didactic book of sociology through the analysis of the PNLD in schools of the western Cariri of Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Mirtys Maciel. A importância do livro didático de sociologia através da análise do PNLD em escolas do cariri ocidental da Paraíba. 2017. 78f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4839pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRTYS MACIEL ALVES - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2017..pdfMirtys Maciel Alves - TCC Ciências Sociais CDSA 2017. 616.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.