Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4845
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRITO NETA, H. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz.-
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, K. C. M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9810382232847717pt_BR
dc.contributor.referee1GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.britoneta-
dc.description.resumoEste trabalho analisa as questões políticas e pedagógicas que permeiam as relações do corpo docente da escola Senador José Gaudêncio, com os gestores, para entender de que forma essas relações interferem na efetiva implantação da gestão democrática, fundamental para o devido desenvolvimento dos educandos da sociedade contemporânea. Pretende, ainda, refletir sobre a gestão democrática na escola da rede pública e o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo, trazendo os diversos instrumentos que favorecem esta participação. Este é um estudo exploratório de cunho bibliográfico, com uma abordagem qualitativa por meio de Estudo de Caso em uma escola da rede pública estadual do município de Serra Branca, Paraíba. Os resultados enfatizam a importância da gestão democrática para a qualidade do ensino e mostram que, embora já tenham acontecido importantes avanços, ainda existe uma necessidade de se aprofundar a compreensão em torno da temática, ampliar os espaços de discussão e unir esforços na luta por uma efetiva gestão democrática, condição fundamental para a melhoria da qualidade na educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA gestão escolar e os desafios para uma gestão participativa e democrática: um estudo de caso na escola Senador José Gaudêncio.pt_BR
dc.date.issued2017-09-13-
dc.description.abstractThis work analyzes the political and pedagogical issues that permeate the relations of the faculty of Senador José Gaudêncio school, with the managers, to understand how these relations interfere in the effective implementation of democratic management, fundamental for the proper development of students of contemporary society . It also intends to reflect on the democratic management in the school of the public network and the role of the manager in order to guarantee the participation of the school community in the pedagogical, financial and administrative decisions, bringing the various instruments that favor this participation. This is an exploratory bibliographic study, with a qualitative approach by means of a Case Study in a school of the state public network of the municipality of Serra Branca, Paraíba. The results emphasize the importance of democratic management for the quality of teaching and show that, although important advances have already taken place, there is still a need to deepen understanding around the theme, broaden the scope for discussion and join efforts in the fight for effective democratic management, a fundamental condition for improving quality in education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4845-
dc.date.accessioned2019-07-11T12:40:34Z-
dc.date.available2019-07-11-
dc.date.available2019-07-11T12:40:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEducation  pt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO NETA, Herondina de Queiroz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool management and the challenges for participatory and democratic management: a case study at the Senador José Gaudêncio school.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO NETA, Herondina de Queiroz. A gestão escolar e os desafios para uma gestão participativa e democrática: um estudo de caso na escola Senador José Gaudêncio. 2017. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4845pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HERONDINA DE QUEIROZ BRITO NETA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2017..pdfHerondina de Queiroz Brito Neta - TCC Ciências Sociais CDSA 2017. 354.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.