Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4848
Title: Discursos falados, corpos disciplinados e imagens cristalizadas: representação da população negra no imaginário de discentes do ensino médio.
Other Titles: Speeches, disciplined bodies and crystallized images: representation of the black population in the imaginary of high school students.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Gabriela Maria Corrêa de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TORRES, Denise Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.
Keywords: Negros - representação social;Análise de discurso - imagens;População negra - livro didático;Negros e imaginário;Negros - social representation  ;Discourse analysis - images  ;Black population - textbook  ;Black and imaginary
Issue Date: 21-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Gabriela Maria Corrêa de. Discursos falados, corpos disciplinados e imagens cristalizadas: representação da população negra no imaginário de discentes do ensino médio. 2017. 71f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4848
???metadata.dc.description.resumo???: Estudar as representações sociais e observar como se forma os sistemas de referências que utilizamos para classificar a população negra. A população negra ainda hoje é vista de forma negativa, a forma como os negros são representados gera preconceito, a visão que se tem da cultura negra é apenas observada pela ótica da escravidão, a imagem que é construída nos livros didáticos ajuda na construção do preconceito, dessa forma o povo negro não se identifica com sua origem. Sendo a escola uma das instituições responsáveis para preparar os alunos para exercer sua cidadania, termina reproduzindo o preconceito construído historicamente. O ensino da cultura afro brasileira não acontece de forma efetiva. Tendo em vista tal situação, se faz necessário estudos visando mostrar que a escola não busca trabalhar com o ensino de cultura afro com o objetivo de construir uma identidade da população negra que não gere preconceito. Desse modo, pretendemos problematizar a visão dos alunos (as), acerca da “imagem” representação que os mesmos têm da população negra, afim de evidenciar, as fragilidades da implementação da Lei 10.639/02. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e foi aplicado questionários. Neste estudo o que nos aponta é que a representação que os alunos têm da população negra é ainda de um povo sofrido e humilhado e que isso se deve a escravidão. Nesse caso a escola trabalha exclusivamente a história da população negra apenas em uma data comemorativa.
Abstract: Studying the social representations and observe how the reference systems that we use to classify the black population are formed. The black population is still seen today in a negative way, the way blacks are represented generates prejudice, the black culture's view is only observed from the viewpoint of slavery, the image that is constructed in the textbooks helps in the construction of prejudice , so the black people do not identify with their origin. As the school is one of the institutions responsible for preparing students to exercise their citizenship, it ends up reproducing historically constructed prejudice. The teaching of Afro-Brazilian culture does not happen in an effective way. In view of this situation, studies are needed to show that the school does not seek to work with the teaching of Afro culture in order to build an identity of the black population that does not generate prejudice. In this way, we intend to problematize the students' view about their "image" representation of the black population, in order to highlight the weaknesses of the implementation of Law 10.639 / 02. This research is qualitative and questionnaires were applied. In this study what points us is that the representation that the students have of the black population is still of a people suffered and humiliated and that this is due to slavery. In this case the school works exclusively the history of the black population only on a commemorative date.
Keywords: Negros - representação social
Análise de discurso - imagens
População negra - livro didático
Negros e imaginário
Negros - social representation  
Discourse analysis - images  
Black population - textbook  
Black and imaginary
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4848
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELA MARIA CORRÊA DE SOUSA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2017..pdfGabriela Maria Corrêa de Sousa - TCC Ciências Sociais CDSA 2017.619.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.