Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4850
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, T. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5676190877398262pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. G. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1247110298738243pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.referee2GARCIA JÚNIOR, Emilson Ferreira.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.silva2-
dc.description.resumoEste trabalho busca apresentar as representações do ensino de Sociologia através das concepções dos alunos de uma escola de Ensino Médio de Sumé - PB. O trabalho tem como objetivo geral compreender as representações do Ensino de Sociologia por alunos de uma Escola Estadual do município de Sumé - PB. O estudo assumiu um caráter exploratório, através de uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados entrevista semi-estruturada realizada com dez (10) alunos do 3º ano do Ensino Médio das turmas “A” e “E”. Ao final da coleta de dados, os mesmos foram submetidos a análise seguindo as etapas propostas por Minayo (2012). Os resultados foram apresentados a partir de duas categorias: Concepção dos alunos em relação a disciplina de Sociologia e Concepção dos alunos quanto as estratégias metodológicas. O estudo mostrou que a Sociologia proporciona aos alunos a capacidade de refletir a realidade social, bem como possibilita um olhar crítico para interpretar as questões do próprio cotidiano. Os resultados demonstraram que os conceitos dos autores clássicos da Sociologia são os mais trabalhados pelo professor, que os alunos preferem estratégias que utilizem de recursos visuais, dinâmicas de interação e o quadro através de esquemas explicativos. No entanto, mesmo sendo utilizado outras estratégias metodológicas o uso do livro didático ainda é centralizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleRepresentações do ensino de sociologia pelos estudantes de uma escola estadual em Sumé-PB.pt_BR
dc.date.issued2017-09-20-
dc.description.abstractThis paper seeks to present the representations of Sociology teaching through the conceptions of the students of a secondary school of Sumé - PB. The general objective of this work is to understand the representations in the Teaching of Sociology by students of a State School on the county of Sumé - PB. The study assumed an exploratory character, through a qualitative approach, having of the data collection instrument a semi-structured interview with ten (10) students of the 3rd year of high school in the "A" and "E" classes. At the end of the data collection, they were submitted to analysis following the steps proposed by Minayo (2012). The results were presented in two categories: Conception of the students in relation to the discipline of Sociology and Conception of the students the methodological strategies. The study showed that Sociology gives students the ability to reflect social reality, as well as enables a critical look to interpret everyday issues. The results showed that the concepts of the classical authors of Sociology are the most worked by the teacher, that students prefer strategies that use visual resources, interaction dynamics and the framework through explanatory schemes. However, even using other methodological strategies, the use of the textbook is still centralized.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4850-
dc.date.accessioned2019-07-11T13:17:46Z-
dc.date.available2019-07-11-
dc.date.available2019-07-11T13:17:46Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectSociologia - representaçõespt_BR
dc.subjectSociologia - metodologia de ensinopt_BR
dc.subjectSociology teaching  pt_BR
dc.subjectSociology - Representations  pt_BR
dc.subjectSociology - teaching methodologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Tatyane Rodrigues da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRepresentations of the teaching of sociology by the students of a state school in Sumé-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Tatyane Rodrigues da. Representações do ensino de sociologia pelos estudantes de uma escola estadual em Sumé-PB. 2017. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4850pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATYANE RODRIGUES DA SILVA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2017..pdfTatyane Rodrigues da Silva - TCC Ciências Sociais CDSA 2017.490.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.