Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4857
Title: Memória e história: formação docente, trajetórias profissionais e pratica pedagógica - história oral de vida profissional de professores de história (Cajazeiras- PB, 1980 - 2004).
Other Titles: Memory and history: teacher training, professional trajectories and pedagogical practice - oral history of professional life of teachers of history (Cajazeiras - PB, 1980 - 2004).
???metadata.dc.creator???: GONÇALVES, Maria Marlene de Melo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CABRAL FILHO, Severino.
Keywords: Formação de professores;Ensino de história;Professores - história de vida;Vida profissional - professores de história;Teacher Training;History Teaching;Teachers - Life Hstory;Professional Life - History Teachers
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GONÇALVES, Maria Marlene de Melo. Memória e história: formação docente, trajetórias profissionais e práticas pedagógica História oral de vida profissional de professores de história (Cajazeiras-PB ,1980-2004). 2005. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teoria e Metodologia do Ensino de História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho docente é o eixo articulador desta pesquisa. O estudo está direcionado as questões relativas a formação dos professores de História que atuam na rede publica estadual e na rede particular de ensino na cidade de Cajazeiras-PB (1980-2004). Assim, a pesquisa foi estruturada a partir da concepção de que a formação do professor não acontece apenas em decorrência da sua atuação profissional e de sua formação acadêmica, e sim, do processo pelo qual a pessoa se constitui, através de suas experiências vividas e sentidas e que, de uma forma ou de outra, contribuem para a formação da identidade profissional. E um estudo sobre histórias de vida com diferentes explicações sobre o modo de ser, ensinar e refletir sobre o ofício e o ensino de História. Situa-se, ainda, no campo metodológico de História Oral, haja vista, a importância deste como campo interdisciplinar de estudo e pesquisa.
Abstract: The work of teacher is the enunciate pivot of this research. This is directionated the relative questions about the formation of History teacher that works at public and private schools in Cajazeiras-PB (1980-2004). So, the research was organized in the conception that the formation of teacher doesn't happen only concerning of your professional action and academic formation, but also, it involves the personal process through of your experiences of life and feelings that contribute to your professional identity. It's a study about histories of life with different explanations which refer to way of life, work like teacher and think about teach of History. This research lies in elbow-room of Oral History, considering the importance of this content to the process of teaching History.
Keywords: Formação de professores
Ensino de história
Professores - história de vida
Vida profissional - professores de história
Teacher Training
History Teaching
Teachers - Life Hstory
Professional Life - History Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4857
Appears in Collections:Especialização em Teoria e Metodologia do Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA MARLENE DE MELO GONÇALVES. TCC. ESP. EM TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA 2005.pdfMaria Marlene de Melo Gonçalves. TCC. ESP. em Teoria e Metodologia do Ensino de História. 2005.4.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.