Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862
Title: Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia.
Other Titles: Thinking with sociology in high school: teaching practices in the teaching of sociology.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
Keywords: Ensino de sociologia;Prática docente;Ensino médio;Sociology teaching;Teaching practice;High school
Issue Date: 20-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade. Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia. 2017. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho intitulado “PENSAR COM A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: práticas docentes no ensino de Sociologia” teve como objetivo geral compreender como ocorrem as práticas docentes desenvolvidas pelos professores de Sociologia no Ensino Médio. Deste modo, realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa na Escola de Monteiro-PB, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada com dez (10) questões abertas (subjetivas) que foram aplicadas a duas (2) professoras que lecionam a disciplina de Sociologia. Em seguida, os dados foram encaminhados para a verificação da fase de caracterização e análise qualitativa dos resultados alcançados. Logo, os resultados analisados mostraram que embora a Sociologia seja obrigatória no currículo da educação básica, a mesma enfrenta diversos problemas para realizar seu papel enquanto disciplina. Tendo em vista que um dos principais problemas possa ser no sentido que os professores que lecionam a disciplina não são formados na área e a rede de ensino não oferta nenhum tipo de formação continuada.
Abstract: This work entitled “Thinking with Sociology in High School: teaching practices in the teaching of Sociology”, had as general objective to understand how the teaching practices developed by the teachers of Sociology in High School occur. In this way, an exploratory research with a qualitative approach was carried out in the School of Monteiro-PB, using as an instrument of data collection the semistructured interview with ten (10) open questions (subjective) that were applied to two (2) teachers who teach the discipline of Sociology. The data were then analyzed and interpreted. The results analyzed showed that although Sociology is compulsory in the basic education curriculum, it faces several problems in order to fulfill its role as a discipline. Challenges to teaching practices related to sociology are presented, ranging from initial and continuing education to the pedagogical strategies used by the teachers.
Keywords: Ensino de sociologia
Prática docente
Ensino médio
Sociology teaching
Teaching practice
High school
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ RONIVALDO DE ANDRADE OLIVEIRA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2017..pdfJosé Ronivaldo de Andrade Oliveira - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2017. 348.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.