Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, J. R. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7273836163511762pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. G. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1247110298738243pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.referee2SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.oliveira-
dc.description.resumoEste trabalho intitulado “PENSAR COM A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: práticas docentes no ensino de Sociologia” teve como objetivo geral compreender como ocorrem as práticas docentes desenvolvidas pelos professores de Sociologia no Ensino Médio. Deste modo, realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa na Escola de Monteiro-PB, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada com dez (10) questões abertas (subjetivas) que foram aplicadas a duas (2) professoras que lecionam a disciplina de Sociologia. Em seguida, os dados foram encaminhados para a verificação da fase de caracterização e análise qualitativa dos resultados alcançados. Logo, os resultados analisados mostraram que embora a Sociologia seja obrigatória no currículo da educação básica, a mesma enfrenta diversos problemas para realizar seu papel enquanto disciplina. Tendo em vista que um dos principais problemas possa ser no sentido que os professores que lecionam a disciplina não são formados na área e a rede de ensino não oferta nenhum tipo de formação continuada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titlePensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia.pt_BR
dc.date.issued2017-09-20-
dc.description.abstractThis work entitled “Thinking with Sociology in High School: teaching practices in the teaching of Sociology”, had as general objective to understand how the teaching practices developed by the teachers of Sociology in High School occur. In this way, an exploratory research with a qualitative approach was carried out in the School of Monteiro-PB, using as an instrument of data collection the semistructured interview with ten (10) open questions (subjective) that were applied to two (2) teachers who teach the discipline of Sociology. The data were then analyzed and interpreted. The results analyzed showed that although Sociology is compulsory in the basic education curriculum, it faces several problems in order to fulfill its role as a discipline. Challenges to teaching practices related to sociology are presented, ranging from initial and continuing education to the pedagogical strategies used by the teachers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862-
dc.date.accessioned2019-07-12T18:52:27Z-
dc.date.available2019-07-12-
dc.date.available2019-07-12T18:52:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSociology teachingpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThinking with sociology in high school: teaching practices in the teaching of sociology.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José Ronivaldo de Andrade. Pensar com a sociologia no ensino médio: práticas docentes no ensino de sociologia. 2017. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4862pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ RONIVALDO DE ANDRADE OLIVEIRA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2017..pdfJosé Ronivaldo de Andrade Oliveira - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2017. 348.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.