Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4863
Title: Educação ambiental e agroecologia: um estudo sobre práticas educativas com jovens no Município da Prata-PB.
Other Titles: Environmental education and agroecology: a study on educational practices with young people in the city of Prata-PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Kátia Rosane Bezerra da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DORNELAS, Carina Seixas Maia.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LACERDA, Alecksandra Vieira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.
Keywords: Agroecologia;Educação ambiental;Meio ambiente;Agroecology;environmental education;Environment
Issue Date: 20-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Kátia Rosane Bezerra da. Educação ambiental e agroecologia: um estudo sobre práticas educativas com jovens no Município da Prata-PB. 2017. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4863
???metadata.dc.description.resumo???: A construção do conhecimento agroecológico permite com que ocorra uma mudança de paradigma nos modelos de produção agropecuário, contribuindo para a aplicação de um novo modelo de agricultura que promova a sustentabilidade dos recursos naturais. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi analisar o nível de percepção sobre os princípios da agroecologia, sustentabilidade e educação ambiental com alunos do ensino fundamental no município da Prata-PB. A pesquisa foi executada durante o mês de junho de 2017, na Escola Municipal Profª Maria de Lourdes Nunes de Menezes. Trata-se de um trabalho descritivo e exploratório, o público alvo da pesquisa foi composto por alunos do turno diurno das turmas do 6º ao 9º ano, com idades de 11 a 17anos, totalizando 86 alunos. Os resultados obtidos nota-se que o nível de conhecimentos sobre os temas é inferior ao esperado, sugere-se realizar atividades pedagógicas tendo como tema mediador a agroecologia, possibilitando transformações saudáveis na escola e na população. Permitindo assim, que práticas sustentáveis sejam aos poucos inseridas, proporcionando espaços de intervivência onde novos conceitos sejam gerados, é necessário considerar que o trabalho com jovens abre novas possibilidades para que a sustentabilidade seja aplicada de forma eficaz. É importante a articulação de ações educativas voltadas para a conservação do meio ambiente e a escola é o espaço mais indicado e privilegiado para implementação dessas atividades, pois é na escola o principal núcleo de difusão de conhecimento.
Abstract: The construction of agroecological knowledge allows a paradigm shift to occur in agricultural production models, contributing to the application of a new model of agriculture that promotes the sustainability of natural resources. In this sense, the objective of the study was to analyze the level of perception about the principles of agroecology, sustainability and environmental education with elementary school students in the municipality of Prata-PB. The research was carried out during the month of June of 2017, in the Municipal School Profª Maria de Lourdes Nunes de Menezes. It is a descriptive and exploratory work, the target audience of the research was composed by students of the day shift of the 6th to 9th grade classes, aged 11 to 17, totaling 86 students. The results obtained show that the level of knowledge about the subjects is lower than expected, it is suggested to carry out pedagogical activities with the mediating theme of agroecology, enabling healthy changes in school and in the population. Thus, allowing sustainable practices to be gradually inserted, providing spaces of interaction where new concepts are generated, it is necessary to consider that working with young people opens new possibilities for sustainability to be applied effectively. It is important to articulate educational actions aimed at the conservation of the environment and the school is the most appropriate and privileged space for implementing these activities, since it is the main core of knowledge diffusion in the school.
Keywords: Agroecologia
Educação ambiental
Meio ambiente
Agroecology
environmental education
Environment
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4863
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KÁTIA ROSANE BEZERRA DA SILVA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2017..pdfKátia Rosane Bezerra da Silva -TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2017.1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.